segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

362 | SEGUINDO A ONDA | 03/02/17





Esse fragmento foi retirado de minha memória*. Além de mim, talvez mais uma ou duas pessoas se lembrem dele.  Os envolvidos todos, uns mortos e outros esquecidos.

O fato se passa na época em que vida era simples, os doces baratos e meu padrão de referência estava apenas sendo construído, portanto a minha exigência não era grande - alegria era sinônimo de felicidade.

Nesse tempo não havia futuro, porque não era necessário, tínhamos o presente - era o bastante.  Não havia medo de nada, talvez porque soubesse que trazia em mim, tudo de que precisava. Eu ainda não tinha sido infectada pelo ‘bichinho’ da dúvida, eu nem sequer pensava em ‘certeza’!  Era só inocência!  Desconhecia que essa coisa de ‘medo’ e ‘coragem’  pudesse existir.

Nesse dia eu fui feliz.  Tudo se deu numa praia, lembro-me de viver essa experiência, na primeira pessoa, e isso deve ser sinal de que realmente, a  vivi com consciência de mim.

Lá estava eu, à beira da praia, sem lenço ou documento, sem protetor solar ou chapéu, sem identificação, debaixo de um sol mais amigo – dando meus primeiros passos em direção às minhas próprias vontades e escolhas.

Comecei a seguir a linha da água, que a última onda, mais fraquinha deixava na areia.  Percebi que era diferente - naquela época eu não conhecia a palavra irregular, mas era isso que ela era.  Em algumas partes, ela avançava um pouco mais sobre a faixa de areia seca, impelida pela mesma força que a impulsionava de lá de dentro.

Às vezes, era borbulhante, mas sempre morria silenciosa e quieta, quando perdia essa força -  mais tarde eu entenderia a frase “nadar e morrer na praia”.  O reflexo do sol na onda, me encantava, era um desenho que ia se fazendo aos poucos, sob meus olhos e debaixo dos meus pés.  Resolvi seguir essa linha, e fui cada vez mais longe de onde eu brincava.

Meus avós ainda eram vivos, eu estava com toda a família, numa das não muitas vezes, em que vi o mar.  Era sempre fascinante.  Eu até sonhava com esses dias.

Acabei por me afastar muito de todos eles, desapareci de suas vistas.  Ao perceberem a minha ausência, saíram todos a minha procura, desesperados. Como não sei o ano em que aconteceu, também nãos sei quanto tempo fiquei desaparecida, esses detalhes ficaram perdidos dentro daquele tempo mais inocente.

Fui encontrada ilesa, devo ter levado uns cascudos, não me recordo muito bem, mas se os levei, foram bem merecidos.

Eu não sei o que eles sentiram, só depois de muito tempo eu passei a pensar nisso.  Mas eu sei, qual sentimento me acompanhou ... liberdade! 


*  fato verídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário