1053
NEM
02/09/19
Nem com todo amor! ... E ele era grande!
Nem com toda vontade! ... E era forte!
Nem com todo tempo! ... E foi muito!
Sempre vi, as folhas do 'desgosto' caírem e se misturarem à poeira típica do mês. Eu as podia reconhecer, que eram daquela época do ano. Elas tinham a forma de uma lança ... e assim é que se precipitavam ao chão, como lanças velhas e usadas.
Via as folhas de setembro, nascerem em formato de coração, para minha satisfação, num prenúncio, de que os tempos de guerra haviam terminado - as lanças não seriam mais necessárias. Teria início um período de paz.
Era assim, que as via cair, em lanças; e nascerem em pequenos corações verdes e tenros, trazendo a promessa de calmaria. No mesmo número de vezes que as vi cair, vi também nascerem!
Este setembro entrou chuvoso e escuro, causando em mim uma sensação de desamparo e compressão no peito. Ele veio como sempre, lavar a poeira e o estrago, que os desgostos do agosto fizeram. No entanto, onde estão as folhinhas verdes e tenras?
Eu senti o calendário, dessa vez, mudar de forma inusitada: vejo as folhas todas iguais, de formatos todos idênticos, de um mesmo verde, sem graça e desbotado.
Esperei ansiosamente, que essa passagem se desse, por todos esses anos, e foram muitos, muitos agostos e setembros!
O tempo, com o tempo, aplaca a vontade, vai deixando-a cansada, por mais forte que ela seja. O tempo, com o tempo, vai minando o amor, se alimentando dele, não consegue matá-lo de tudo, mas tira-lhe a serventia e a razão de existir. A vontade esmorece, pelas inúmeras tentativas infrutíferas e se rende desgastada, à evidência. O amor, sentindo-se desconsiderado e ao se ver vergastado, adquire uma espécie de alzheimer ... e perde a consciência, para não mais sofrer.
Eu não culparia a inocência do amor, nem a coragem e força da vontade, muito menos a idade do tempo dispendido. Não culpo a nenhum destes e a ninguém, nem a mim mesmo. Apenas lastimo profundamente, a condição em que me encontro: não conseguir perceber as diferenças de formatos e cores das folhas, isso é o que me incomoda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário