segunda-feira, 24 de agosto de 2015


  (Foto: wikimedia commons)

Os rostos humanos evoluíram para receber socos


De acordo com pesquisadores da Universidade de Utah, os ossos da face humana evoluíram para serem mais resistentes contra impactos repetidos de pequenos objetos. Que pequenos objetos? Punhos de outros humanos, por exemplo. De acordo com os mesmos cientistas, nossas próprias mãos evoluíram para proteger os delicados dedos enquanto distribuímos socos por aí.
"Quando humanos atuais lutam 'no braço', o primeiro alvo normalmente é a face", afirma um dos autores do estudo, David Carrier. "E descobrimos que os principais alvos no rosto são os ossos que mais se tornaram resistentes durante a evolução dos hominídeos", conta. E essas mudanças teriam aparecido na mesma época em que nossos ancestrais começaram a apresentar mãos capazes de se fechar em um soco.
Segundo o pesquisador, as implicações dessa descoberta vão além da fisiologia e chegam até a filosofia. Afinal, de acordo com Rousseau, a civilização que deixou os humanos violentos. Mas a descoberta de que nossos ancestrais pré-históricos já trocavam socos pode contrariar essa crença. "Até o fato de ficarmos sobre os dois pés e com as mãos livres seria uma melhora na nossa performance de luta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário