terça-feira, 23 de abril de 2019

952




UMA PALAVRA, O QUANTO ELA 'FALA'

Hoje, preparem-se, pois os meus humores se juntaram às minhas preferências; e quem tiver estômago fraco, procure uma nota sobre o clima ou qualquer outro assunto sem compromisso.


Sou particularmente fascinada por palavras como 'inexplicável', 'imponderável''inexorável'.  Eu acho que elas têm um grande poder, infinitamente maior do que se eu dissesse: sem explicação; não é possível medir; que não cede aos rogos.

Elas deixam claro e dão maior ênfase, ao que se quer dizer, muito antes e melhor, do que se usasse o 'não', antes do verbo.

O insólito, pode também ser inóspito - e veja como isso tem poder! ... que efeito provoca! ... que força de significado carrega! ... um termo reforça o outro!

Eu prefiro os termos mais contundentes.  Se é para se negar, que se negue veementemente, da forma mais categórica.

Meias palavras demonstram receio, como se no meio do que se diz, em algum momento da frase, seja possível mudar de ideia e dar margem à fuga, da ideia de negação, que se deseja registrar.

Às vezes, a vida nos tira o chão, o ar, o que esteve ao lado; nos dá uma 'bica' daquelas, num lugar bem dado.

Estou num dia, em que tudo me parece mesmo inexorável e inóspito: com nenhuma teoria que justifique, sequer explique as causas: de tamanho rigor, inflexibilidade e que me colocam num lugar de profundo desconforto, sem que eu possa alterar, absolutamente nada.

O insólito: é um anormal e cruel golpe no meu entendimento. O imponderável aos meus sentidos, me desconcerta; o inexplicável à 'razão' (e olha, que ela tenta ser o mais razoável possível), me faz parecer irracional.

Coisas acontecem na vida, que só palavras fortes e determinantes, podem traduzir e expressar o que realmente são, e como é que provocam os sentimentos, que nos incitam à indignação.


imponderável - incalculável, incomensurável
inexorável - inflexível, implacável
insólito - anormal, contrário às regras
inóspito - inospitaleiro, rude



Nenhum comentário:

Postar um comentário