PSI __ 120
UMA RELAÇÃO TÓXICA ENTRE PAIS DEIXA SEQUELAS EM CRIANÇAS
"Quem quer que maltrate psicologicamente seu parceiro, que chantageia, deprecia, humilha e aniquila a autoestima, também está exercendo um abuso indireto, mas hediondo, contra seus próprios filhos . Porque, ser testemunha constante de um relacionamento tóxico, transforma os menores em vítimas primárias, em tristes repositórios de um legado emocional, marcado por sequelas, às vezes irreversíveis..."
Existem marcas silenciosas e persistentes, em virtude do impacto psicológico causado a uma pessoa que tenha vivido ou presenciado uma relação tóxica e abusiva. Fica estabelecido um vínculo disfuncional, onde o 'modelo aprendido' é doentio, mas o único que se conhece.
As crianças que se desenvolvem nesse ambiente, testemunham dinâmicas nocivas, internalizam silenciosamente, em suas "mentes quentes e inocentes", cada átomo, gesto, som, choro, olhar, lágrima, sem terem a mínima ideia, do que isso pode significar para a vida adulta.
"Porque não podemos esquecer que o círculo de violência é como um uróboro que morde a própria cauda e que perpetua repetidamente os mesmos fatos, a mesma dinâmica. Talvez, aquelas crianças que hoje testemunham um relacionamento tóxico, amanhã sejam novas vítimas ou novos carrascos."
Pelo fato de não haver uma marca física, nenhum machucado aparente, a tendência é que as vítimas do abuso, se sintam culpadas e não encarem o comportamento como sendo algo errado. A dor da vítima, é sentida pela criança, pois seu cérebro ainda está em formação.
"Não podemos esquecer que, como explicou Piaget em sua teoria do desenvolvimento cognitivo da criança , entre 2 e 7 anos elas mantêm essa abordagem egocêntrica onde o mundo gira em torno de sua pessoa. Portanto, a criança sentirá que a dor do pai ou da mãe, como os gritos ou brigas, é o resultado de algo que ela própria deve ter causado de alguma forma."
As crianças interpretam o mundo com as ferramentas que têm, sentem e escutam, de uma maneira peculiar, mesmo que não entendam o que se passa, estão imersas nesse oceano emocionalmente doente. Mesmo em tenra idade, captam tudo a sua volta.
"... poucas coisas podem ser mais devastadoras para a infância, do que crescer em um ambiente cujo substrato emocional é tão patológico, tão devastador..."
"... Porque construir sua própria identidade em um contexto marcado por abuso muitas vezes faz com que o ponto de partida para o ciclo de violência seja recomeçado. Não podemos esquecer que as pessoas tendem a repetir os padrões psicológicos e comportamentais conhecidos.
Portanto, é comum que, longe de sobreviver à relação tóxica de nossos pais , nos tornemos – possivelmente – novas vítimas ou novos executores, porque internalizamos essa mesma linguagem afetiva..."
Crianças e pais, necessitam apoio social e terapêutico, para tentar minimizar esse impacto e quebrar o ciclo de abuso e violência. Afinal toda criança merece viver num ambiente saudável, de coerência, respeito e ...
"... acima de tudo, pela proximidade dos pais sábios nos afetos, habilidosos no amor."
“Eu não consigo pensar em qualquer necessidade de infância tão forte quanto a necessidade de proteção dos pais”
-Sigmund Freud-
“Uma das melhores coisas que pode acontecer com você na vida é ter uma infância feliz”
-Agata Christie-
Artigo escrito por Valeria Sabater e publicado no site La mente es Maravillhosa
Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/uma-relacao-toxica-entre-pais-deixa-sequelas/?fbclid=IwAR3tDoYTN_KdwAV51A0qVp3F7tW_7sROwwe47ETLx8cskxfEv0A_o22DbVE
Obs. Trechos entre aspas e em cor diferenciada fazem parte do artigo original.
Muito bommm!!! Realmente, adorei o texto!
ResponderExcluir