sábado, 30 de janeiro de 2016






O Nosso Propósito Interior
O nosso propósito interior é despertarmos. É tão simples como isto. Partilhamos este propósito com todas as outras pessoas à face da Terra, pois este é o propósito da Humanidade. O nosso propósito interior constitui uma parte essencial do propósito do todo, do Universo e da sua inteligência em desenvolvimento. O nosso propósito exterior pode mudar com o tempo. E varia muito de pessoa para pessoa. Encontrar e viver em sintonia com o nosso propósito interior é a base para podermos alcançar o propósito exterior. É a base para o verdadeiro êxito. Sem esta sintonia, ainda somos capazes de alcançar algumas coisas através de um esforço árduo, de determinação e engenho. Mas não há alegria neste esforço e ele acaba invariavelmente por gerar algum tipo de sofrimento.
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 211)



A nossa civilização manifesta uma grande ignorância em relação à condição humana e, quanto mais ignorante a nível espiritual você for, mais sofrerá. Para muitas pessoas, principalmente no Ocidente, a morte não passa de um conceito abstrato, portanto não fazem ideia do que acontecerá à forma humana quando ela se aproximar da dissolução. As pessoas mais idosas e decrépitas são fechadas em lares para a terceira idade. Os cadáveres, que, em algumas culturas antigas eram expostospara que todos os pudessem ver, são escondidos das pessoas. Se quisermos ver o corpo de uma pessoa, descobrimos que é praticamente ilegal, exceto se o defunto for um parente próximo. Nas agências funerárias, chegam a maquilhar o rosto dos defuntos. Só nos é permitido ver uma versão mais polida da morte.
Dado que a morte não passa de um conceito abstrato para essas pessoas, a maior parte delas não está minimamente preparada para a dissolução da forma que as aguarda. Quando ela se aproxima, ocorre o choque, a incompreensão, o desespero e um medo enorme. Tudo deixa de fazer sentido para elas, pois o significado e o propósito da vida estavam unicamente associados à acumulação de coisas, aos seus êxitos, ao que constroem, à sua proteção e os prazeres dos sentidos. Estavam associados ao movimento que se dirigia ao exterior e à identificação com a forma, ou seja, ao ego. A maior parte das pessoas não consegue conceber qualquer significado quando a sua vida, o seu mundo, está a cair aos pedaços. No entanto, em potência, há aqui um significado mais profundo do que no movimento para o exterior.
É precisamente através dos primeiros sinais de envelhecimento, de perda ou de tragédia pessoal que a dimensão espiritual tradicionalmente entra na vida das pessoas. Isto significa que o seu propósito interior só emerge quando o seu propósito exterior cai por terra e a concha do ego começa a abrir-se. Tais acontecimentos representam o início do movimento de retorno rumo à dissolução da forma.
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 231)

Nenhum comentário:

Postar um comentário