sábado, 10 de agosto de 2019

11  




UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
FORMAS DE EXPRESSÃO
10/08/16

“Pessoa cheia de dentes por fora
e de correntes por dentro...”

Não sei onde eu li isso ... mas concordo.
Hoje,  vou falar de pessoas agressivas nas comunicações.
Conheço pessoas que agem dessa forma - elas querem ser ouvidas, e realmente são ... porque se expressam aos berros - é de costume gritarem o que querem dizer. Talvez façam isso pra não morder.  Atribuem à voz e aos ouvidos, uma mera função física.  Esquecem que os nossos sentidos são ferramentas, que nos possibilitam as inter-relações pessoais.  Elas passam o ‘seu’ recado claramente ... mas ferem em primeiro lugar, aos ouvidos e depois a dignidade do interlocutor.  Quem ouve alguma mensagem dada aos gritos, se sente mal ... quer seja por ser considerado ‘um surdo’ ... um ignorante ... um incompetente ... ou alguém que é ‘visto de cima’.  Sabe aquela estória?  Quem precisa gritar, é porque sabe que está distante do coração do outro?

São essas mesmas pessoas, que nunca têm tempo pra ouvir ninguém,  quando se propõe a escutar alguém ...  escutam mas não ouvem, se ouvem não entendem.  Estão muito mais preocupados com o que vão responder, do que com o que está sendo falado. Faça você mesmo um teste, tente ser ouvido por alguém que sempre se expressa aos berros, mas tome cuidado pra não acabar berrando também, na tentativa de ser ouvido.

O ideal de comunicação  é a ‘assertiva’.  Mas ela é uma conquista das nossas experiências, das que deram errado e não queremos repetir, é assim que funciona.  Antes disso, podemos passar pelas não tão adequadas formas de nos comunicarmos. 

A passividade-agressiva, também é uma forma não eficaz de comunicação, porque ela constrange ao interlocutor, como também a passividade é uma forma ineficiente, porque é danosa a quem está passando a mensagem.

Assista ao vídeo abaixo, ele explica as várias formas de comunicação.

Agressivo, passivo ou assertivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário