1040
LIÇÕES E MÉTODOS
09/08/19
Não se assuste quando a vida lhe pregar peças, ferindo com armas inusitadas, como só ela sabe fazer: negando o que você mais quer e oferecendo-lhe em troca, o cálice amargo. O que nos resta é bebermos do cálice, como remédio, unguento ou linimento; retirarmos as armas com cuidado, para não causarmos uma ferida maior, sem que sejamos assaltados pelo ímpeto de usá-las (uma vez, já em nosso poder), numa vingança instintiva, a clamar por justiça, dentro de nós.
Deixe de revirar os olhos arregalados, feche a boca (esquecidos assim, pelo fator surpresa), relaxe a tensão dos músculos e nervos, em prontidão. Não há muito mais, que se possa fazer.
Como mestra, ela não nos ensina as lições das mais agradáveis, ou pode até ensiná-las, como instrutora bondosa, que às vezes, é. Ela sabe beijar e sabe soprar, um sopro curador sobre nossos machucados; mas como acima de tudo, é educadora versada, ela deve nos ensinar todas as lições, inclusive as mais difíceis, aquelas que mais temos dificuldade de aprender. Sabe também que apreender é bem mais profundo do que só aprender, então ela revisa a matéria, com certos intervalos de tempo. Ela se esmera em sua prática, repetirá, quantas vezes forem preciso, a mesma dor, a mesma 'peça', até que se torne conteúdo apreendido por nós - é com isso que ela se compromete: certificar-se do nosso aprendizado e apreensão, em relação a todas as lições pertinentes ao nosso grau de evolução.
E ninguém cola grau, nem sai da escola, se não tiver apreendido tudo o que é necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário