sexta-feira, 14 de junho de 2019

984 __ "A PROCISSÃO VAI À PRAÇA" __ 14/06/19




É mais um, dos provérbios de minha avó, não dela propriamente, mas muito usado por ela.  Eu sempre me pergunto, onde ela se formou como pessoa, que livros leu, com quais pessoas cruzou, que situações viveu.

É bem provável, que ela seja autora de alguns deles, porque como pessoa muito sábia, tinha sempre uma boa resposta para tudo.  Em vez de nos dar uma senhora bronca, quando merecíamos, por termos feito besteiras, ela nos jogava essas pérolas, como quem as joga aos porcos, que ainda não sabem o seu verdadeiro significado e valor.  Só bem mais tarde é que eu vim pensar a respeito de cada um deles, à medida que deles me recordo. Ah! que falta ela me faz!

Procissão e praça, são termos alegóricos, que representam, para mim, um fato, que se questiona perante a vida.  Vou tentar me explicar.

É muito comum, tentarmos mostrar a alguém, que nos seja muito querido, através de alguma palavra, até mesmo com exemplos, que lhe sirvam de aviso, para que evitem uma determinada escolha, que aos nossos olhos, não é das melhores a ser feita.  Mas apesar da nossa linguagem ser muito clara, e o exemplo ser convincente, essa pessoa resolve optar por essa alternativa, não tão boa.

Nesse caso, a procissão é a situação que se repetirá, e a praça é uma nova oportunidade da pessoa, em chegar à maturidade, de aprender a fazer escolhas melhores

Esse provérbio pode ser também, algo que se relacione à ingratidão.  Vou esmiuçar.  Você faz algum favor a alguém, ou dá qualquer tipo de ajuda, quando este precisa.  Essa pessoa acaba por não reconhecer, que sua intervenção foi de extrema importância, e que sem a qual, talvez o problema em questão, ainda estivesse sem solução.

Nesta outra interpretação, pode se assemelhar com este outro dito popular: "a dor de barriga não dá uma vez só" (também usado por ela).  Quando a dor aparecesse de novo, a pessoa, teria a oportunidade de analisar a situação anterior, e perceber o quanto foi ingrata.  A vida nos leva a situações semelhantes, até que aprendamos a lição - a minha avó sabia disso!

Nos dois casos, procissão é o 'andar da carruagem' - a vida e seus acontecimentos ... e a praça é destino, oportunidade de repensarmos sobre o que nos acontece.



arte | brendda lima

2 comentários:

  1. Se eu já gostava de você, lendo isto, gosto ainda mais!
    Muito sábia avó. Deve ter sido uma pessoa incrível.

    ResponderExcluir
  2. Muito sábia mesmo, muito além do seu tempo! Tive a chance de beber da sua fonte! Obrigada por comentar, gosto de saber se estou me fazendo entender, e de saber a opinião dos leitores.

    ResponderExcluir