3 __ UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
A SUA CASA
A SUA CASA
19/07/16
Tem alguém aí?
É inquilino, mora de favor, paga aluguel?
É o proprietário da sua casa?
É você quem manda nela?
Se você não ocupá-la, ela será habitada por outro. E você deve ocupar todas as suas dependências, pra que não haja espaço a ser invadido. O que é seu é seu! Cabe a você mantê-la, cuidar da sua manutenção e da sua limpeza – mais ninguém.
É sobre a sua vida, o seu destino.
Não tomar posse de sua casa tem um preço alto. Aquelas dependências que ficaram ociosas, serão rapidamente ocupadas por alguém, que tendo muitos pertences - já lotou a própria - e resolve sublocar a sua, porque não tem onde guardar o seu excesso de tralhas. Uma vez aceita essa condição, se perceberá cada dia mais, cedendo espaço pro outro, até que o outro passe a morar todinho, dentro de você. Passando a escolher a mobília, o cardápio, o filme, escolhendo seus sapatos, horários, viagens, posturas, frases e até sua maneira de pensar.
É a isso que me refiro - sobre ser inquilino em sua própria casa, tendo que se contentar com um pequeno cômodo, o mais insalubre deles, com pouquíssimos pertences porque não sobrou espaço! Cedo ou tarde, você se sentirá oprimido, indesejado, inconveniente no seu próprio território.
Aquela estória de que: “boas cercas fazem bons vizinhos” ... pode ser muito útil ... além de uma pequena mureta entre você e o outro ... um jardinzinho, com as suas plantas preferidas, podem servir como um belo limite pra uma visita inesperada. Antes de ir entrando porta adentro ... o outro deve se aperceber, de que precisa bater palmas ou tocar campainha - se quiser fazer-nos uma visita! Somos nós que devemos abrir a porta, mas só se for uma visita prazerosa pra nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário