19
UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
“PIMENTA OU ÁGUA BENTA?”
26/11/16
Não conhecia essa espécie de comparação. Nunca tinha ouvido alguém colocar tão bem - de forma tão sintética - as possibilidades de nos referirmos ao comportamento alheio. Eu ouvi essa semana.
Devido ao arrastamento humano que temos, de julgamento em relação às atitudes de outra pessoa, vamos correr sempre o risco de sermos injustos. O ‘outro’ já diz tudo, ‘o outro’ – uma pessoa diferente de nós, não necessariamente divergente.
Olhar o comportamento humano é uma coisa, julgá-lo é outra, e julgar de forma a jogar ‘pimenta’ nele, é outra bem mais desumana. A tendência é sempre, engrossarmos as nossas considerações negativas, quando temos algum tipo de reserva em relação ao dono do comportamento. Se o outro, é alguém por quem nutrimos simpatia ou amor, as nossas considerações a respeito do seu comportamento, serão bem mais compassivas. Procuraremos colocar uma espécie de ‘água benta’ nelas, no sentido de amenizar a responsabilidade das ações do autor e os seus efeitos negativos. Entre os “dois pesos, duas medidas” – já que é irresistível julgar - que tal usarmos sempre as medidas mais leves? Afinal, todos nós necessitamos de ‘água benta’ para com as nossas atitudes infelizes.
Fel ou mel, você escolhe. Mas lembre-se, de que qualquer uma delas, falará do que vai dentro de si mesmo!
Então, o que vai ser?
Nenhum comentário:
Postar um comentário