"Que tal pegar um belo jardim de flores e troca-las por soja? Lavandas, jasmins, rosas e toda uma variedade de flores e transformar esse jardim em uma plantação de soja. Você faria isso? Talvez você já esteja fazendo... com os seus filhos. O processo de educação atual é uma monocultura do pensamento. Cada criança é uma individualidade única e singular, pronta para florescer, mas nos esforçamos para transforma-los em soja, num padrão... Questione-se... o que vc quer para as suas sojas... ops, para seus filhos?."
______________________________________________________________
0 a 7 ANOS - A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO FÍSICO
"Andar, falar e pensar: estes três passos de desenvolvimento do ser humano são a base de todo desenvolvimento posterior. E todas as forças anímicas (psíquicas) e espirituais (ou da consciência), estão totalmente mergulhadas nessa tarefa orgânica. Para um bom desenvolvimento nessa fase, a criança necessita de calma e tempo, pois ainda está modelando seus órgãos, necessitando para isso enorme quantidade de forças plasmadoras, vitais do organismo. Uma super solicitação de impressões visuais, de alfabetização ou aprendizado intelectual, desviará as forças formativas vitais do seu trabalho nos órgãos para áreas da consciência, causando em épocas futuras, especialmente na velhice, a fragilidade desses órgãos e predisposição de doenças escleróticas precoces."
__________________________________________________________________
BIOGRAFIA HUMANA - PANORAMA BIOGRÁFICO
"Nos tempos atuais, com as relações humanas cada vez mais superficiais - virtuais até, o homem está cada vez mais solitário. Isso faz parte do nosso processo de individuação. Mas corremos sempre o risco de irmos para os extremos: solidão, o não contato com o outro (e para isso o mundo virtual com suas redes "sociais" são grandes sedutores) ou a busca de um coletivo um tanto catártico, como religiões de multidões, grandes shows, grandes eventos, onde parece que estamos em grupo mas na verdade estamos sozinhos no meio de muitos. E não somos um eu que se encontra com um outro eu. E nem somos o nós. Na verdade estamos nos tornando cada vez mais ensimesmados e com grandes dificuldades de olhar para o outro. E quando o fazemos, carregamos nos julgamentos. E perdemos a chance de contemplar aquele que está ao meu lado e descobrir o novo, um outro indivíduo."
_______________________________________________________________________
CRIANÇA QUER PRESENTE OU PRESENÇA?
"Dar algo de presente é uma forma de se entregar à outra pessoa. Esteja disponível, torne seu filho o seu compromisso mais importante e faça com que ele possa lembrar-se desses momentos e contá-los aos seus netos com o mesmo brilho nos olhos..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário