terça-feira, 27 de outubro de 2015

AS IMENSURÁVEIS RIQUEZAS DO ESPÍRITO HUMANO LIVRE

homem livre


"Grande parte da Humanidade consome toda sua vida, épocas e oportunidades, em momentos vãos, destituídos de alicerces sábios; segue a trama superficial da vida, no consumismo, na cultura exterior despida de espiritualidade; sem perceber o quanto poderia destinar para a evolução humana, individual e coletivamente; se alcançasse uma visão bem mais ampla acerca dos mistérios profundos, sagrados, que regem a nossa existência; mas que, infelizmente, dormitam nos recônditos do ser humano, indelevelmente..." 
Gildo oliveira  

 Leia o texto completo - clique aqui    






.

OS QUATRO ELEMENTOS CONSTITUINTES DO SER HUMANO 


4 elementos



"As crianças que brincam livremente, que criam suas brincadeiras, que possuem contato diário com a natureza, recebem contato interessado e amoroso dos adultos certamente são mais inteligentes, capazes de não só nomear, mas de perceber, estabelecer relações e interagir no ambiente sensorial e emocional. Enfim perceber a si, o outro e o ambiente. A natureza programou todas estas etapas com cuidado e elas necessitam de tempo para acontecerem. A primeira infância é tempo de perceber, ouvir canções e histórias, brincar, cantar... É tempo de intenso movimento! Precisamos confiar nas forças que nela atuam, esperar que ela cresça até que tudo esteja amadurecido e pronto."
 Leia o texto completo - clique aqui








O BRINCAR E A LINGUAGEM 
.

Pontes para ser realmente humano 

brincar humano

"As crianças que brincam livremente, que criam suas brincadeiras, que possuem contato diário com a natureza, recebem contato interessado e amoroso dos adultos certamente são mais inteligentes, capazes de não só nomear, mas de perceber, estabelecer relações e interagir no ambiente sensorial e emocional. Enfim perceber a si, o outro e o ambiente. A natureza programou todas estas etapas com cuidado e elas necessitam de tempo para acontecerem. A primeira infância é tempo de perceber, ouvir canções e histórias, brincar, cantar... É tempo de intenso movimento! Precisamos confiar nas forças que nela atuam, esperar que ela cresça até que tudo esteja amadurecido e pronto."

  Leia o texto completo - clique aqui      






A CRIANÇA APÓS A TROCA DOS DENTES 

black and white child



"Até a puberdade, o jovem deve apropriar-se, por meio da memória, dos tesouros sobre os quais a Humanidade pensou; depois é a época de permear com conceitos o que ele, anteriormente, gravou bem na memória. Portanto, o ser humano não deve simplesmente lembrar o que ele compreendeu mas, sim, deve compreender as coisas que ele sabe, isto é, das quais, por meio da memória, ele se apossou, tal como a criança se apossou da fala. Isto vale para um âmbito muito amplo".
"É tão intensamente importante que o professor e educador seja capaz de olhar de maneira sensível para todas as emoções de vida das crianças. Pois, quando ele recebe as crianças na escola, muito já esta contido nessas emoções de vida. E ele precisará, então, dirigir e conduzir essas emoções de vida; ele não poderá simplesmente propor-se a dizer: isto está certo, aquilo está errado, você deve fazer isto, você deve fazer aquilo; mas, sim, ele estará incumbido de reconhecer as crianças e de levar adiante suas emoções de vida."
Rudolf Steiner 

  Leia o texto completo - clique aqui     






RUDOLF STEINER - O DEFENSOR DA SENSIBILIDADE 

cora coralina

"Steiner ressalta sempre que a criança é educada de alma para alma... combate a Educação massificada e valoriza as características individuais. Ele destaca a necessidade do jovem ter a sua volta personalidades cuja maneira de julgar o mundo desperte nele as forças intelectuais e morais desejáveis. Lembra da importância da imitação, principalmente no primeiro setênio, onde não são as sentenças morais nem os ensinamentos da razão que educam a criança, mas apenas o que os adultos fazem em sua redondeza de maneira visível..."
 Leia o texto completo - clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário