Educar os filhos com consciência
Como se traz o Ser para o seio de uma família atarefada, para a nossa relação com os nossos filhos? O segredo é dar-lhes atenção. Existem dois tipos de atenção. Podemos designar o primeiro por atenção baseada na forma. O segundo é a atenção informe. A atenção baseada na forma está sempre de algum modo relacionada com o ato de fazer ou de avaliar: «Já fizeste os trabalhos de casa? Come a comida que tens no prato. Arruma o teu quarto. Lava os dentes. Faz isto. Pára de fazer aquilo. Despacha-te, temos de sair.»
O que é preciso fazer a seguir? Esta pergunta acaba por resumir a vida familiar em muitas casas. A atenção baseada na forma é obviamente necessária e ocupa o seu lugar, mas se ela for a única coisa que existe na nossa relação com os nossos filhos, então falta a dimensão mais essencial, e o Ser fica totalmente encoberto pelo fazer, pelas «preocupações do mundo», como disse Jesus. A atenção informe é inseparável da dimensão do Ser. E como é que funciona?
Ao olhar, ouvir, estar em contato ou ajudar os seus filhos com isto ou aquilo, esteja alerta, tranquilo, completamente presente, sem almejar nada para além desse momento, tal como ele é. Desta forma, estará a criar espaço para o Ser. Nesse momento, se você estiver presente, não será um pai ou uma mãe. Encarnará a vigilância, a tranquilidade, a Presença que está a ouvir, a olhar, a entrar em contato, e até a falar. Será o Ser que existe por detrás do fazer.
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 89)
Nenhum comentário:
Postar um comentário