http://amenteemaravilhosa.com.br/ausenta-tempo-hora-falta/
Quem se ausenta por muito tempo uma hora deixa de fazer falta
...
Não há ausência mais dolorosa do que aquela de quem mesmo estando ao nosso lado nos abraça com indiferença, não nos dá atenção ou nos trata ironicamente. Poucas formas de solidão podem trazer tanto sofrimento...
...O pai ou a mãe que se ausenta
São muitas as crianças que percebem algum dos seus pais como alguém emocionalmente distante e até mesmo inacessível. Dentro desses casos podemos diferenciar ainda dois tipos:
- Pais tiranos: pode ser a mãe ou o pai. Algum dos pais dá um tipo de educação baseada na tirania, onde não existe compreensão, escuta sincera ou empatia, e ainda menos a proximidade emocional que toda criança precisa pra crescer.
- Pais distantes: podem ocorrer ocasiões em que a mãe ou o pai não tem um interesse muito grande em sabe como é, o que faz ou deixa de fazer seu filho. Não há proximidade mas também não há imposição, não argumenta, não acompanha, não educa. A comunicação é escassa e se limita a apenas “abastecer”, trabalhar e manter a família...
...Estar presente ou estar ausente depende sempre do que estamos sentindo: se há amor, há presença com autenticidade e preenchimento de vazios. Se não há, melhor afastar-se antes de deixar cicatrizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário