A cor das paredes e a saúde emocional
“A cor é uma energia que influencia diretamente a alma: a cor é o teclado, o olho é o martelo e a alma é o piano com suas cordas”.
– Wassily Kandinsky-
Efeitos nas emoções
Cada cor incide de forma diferente sobre as emoções. Enquanto algumas nos estimulam, outras nos acalmam. Vejamos os efeitos das principais cores no humor :
- Branco. É uma cor neutra que contribui com luz e sensação de amplitude em um cômodo. O efeito de humor do branco é de tranquilidade e frescor. Facilita a concentração e permite que as paredes passem mais despercebidas. É indicado para aqueles que se encontram em um estado de elevada alteração emocional.
- Verde. É uma cor tranquilizante que é utilizada em muitos hospitais, precisamente por este efeito. O verde favorece a expressão de sentimentos de confiança e bem-estar. É recomendável para diminuir a angústia e para reduzir a atividade, quando esta for excessiva. Em espaços pequenos deve-se usar um verde muito suave.
- Azul. Esta cor transmite a sensação de paz e harmonia. A cor azul contribui para harmonizar as relações em espaços onde há muito conflito. Deve ser usada com moderação, já que em excesso leva a apatia e falta de apetite. O recomendável é se inclinar por um azul petróleo ou turquesa em tom pastel.
- Amarelo. Trata-se de uma cor energética, que ajuda a superar medos, combater adepressão e aumentar a segurança. O amarelo é particularmente recomendado para aqueles que atravessam processos de luto ou sofrem de melancolia. O amarelo se dispõe à ação e favorece o otimismo. Todos os tons são adequados.
- Vermelho. Nas paredes, o vermelho deve ser utilizado com muita precaução. Qualquer excesso nessa cor gera inquietude e estimula o surgimento de sentimentos agressivos. O vermelho é estressante, então o mais recomendável é incluí-lo somente em pequenos elementos decorativos ou em paredes de corredores ou locais em que não se permaneça muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário