Eckhart Tolle em português
Como não é de admirar, as pessoas com corpos de dor densos e habitualmente ativos encontram-se muitas vezes em situações de conflito. É claro que, por vezes, as provocam ativamente. Porém, noutras vezes não há absolutamente nada que possam fazer. A negatividade que emanam é o suficiente para atrair a hostilidade e gerar conflitos. É necessário um estado de forte Presença para não reagirmos quando somos confrontados por alguém com um corpo de dor tão ativo. Se conseguirmos permanecer presentes, por vezes pode acontecer que a nossa Presença torne a outra pessoa capaz de deixar de se identificar com o seu corpo de dor e, por conseguinte, capaz de viver o milagre de um súbito despertar. Embora este despertar possa ser de curta duração, o processo de despertar já terá sido desencadeado.
(Um Novo Mundo, pág. 146)
Digamos que é dono de uma empresa e que, após dois anos de muito stresse e tensão, finalmente conseguiu criar um produto ou um serviço que vende bem e que dá dinheiro. Isto significa sucesso?
Em termos convencionais, sim. Porém, na realidade, você passou dois anos a poluir o seu corpo e o nosso planeta com energia negativa, a causar infelicidade a si e às pessoas que o rodeiam, e a afetar muitas outras que nem sequer conhece. O pressuposto inconsciente que subjaz às suas ações é que o sucesso é um acontecimento futuro, e que o fim justifica os meios. Porém, o fim e os meios são um só. E se os meios não contribuíram para a felicidade humana, o fim também não contribuirá.
O resultado, que é inseparável das ações que conduziram a ele, já está contaminado por essas ações e, por conseguinte, irá criar mais infelicidade. Esta ação é kármica, é a perpetuação inconsciente da infelicidade.
(Um Novo Mundo, pág. 220)
Não se preocupe com o resultado da ação. Preste simplesmente atenção à ação em si. O resultado virá por si. Esta é uma prática espiritual extraordinária.
A maioria das pessoas procura ignorar esse facto, mas, se enfrenta a realidade de que seu corpo é passageiro e pode acabar a qualquer instante, você consegue separar sua forma física do seu "eu". Quando admite e aceita a natureza fugaz e passageira de todas as formas de vida, você é invadido por uma estranha sensação de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário