O LIMITE ENTRE A MINHA CORPORALIDADE
E O MUNDO AO MEU REDOR
"A experiência de sermos tocados, com qualidade e presença, nos devolve à morada da nossa alma (o corpo físico). Restaura o sentido de pertinência e a relação do nosso mundo interno com o externo torna-se um campo a ser "tateado" com mais propriedade e segurança. Qualquer relacionamento bem sucedido, depende da constante manutenção do Sentido do Tato."
...O CÉREBRO HUMANO E O SISTEMA TÁTIL
A pele é o mais extenso órgão do sentido de nosso corpo e o sistema tátil é o primeiro sistema sensorial a tornar-se funcional em todas as espécies até o momento pesquisadas .Talvez depois do cérebro , a pele seja o mais importante de todos os nossos sistemas de órgãos.
A pele, como uma roupagem contínua e flexível, envolve-nos por completo. É o mais antigo e sensível de nossos órgãos, nosso primeiro meio de comunicação, nosso mais eficiente protetor. O corpo é todo recoberto pela pele. Até mesmo a córnea transparente de nossos olhos é recoberto pela pele. A pele também se vira pra dentro para revestir orifícios como a boca, as narinas.
Na evolução dos sentidos, o tato foi, sem dúvida, o primeiro a surgir. O tato é a origem de nossos olhos, ouvido, nariz e boca. Foi o tato que, como o sentido, veio diferenciar-se dos demais, fato este que parece estar constatado no antigo adágio “matriz de todos os sentidos”. Embora possa variar estrutural e funcionalmente com a idade, o tato permanece uma constante, o fundamento sobre o qual assentam-se todos os outros sentidos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário