quarta-feira, 23 de setembro de 2015


Permita que eu ilustre a maneira como a rendição pode funcionar nos relacionamentos. Quando você se envolver em alguma discussão ou em alguma situação de conflito, talvez com o seu parceiro ou com alguém que lhe seja próximo, comece por observar como fica na defensiva quando a sua posição é atacada, ou sinta a força da sua própria agressividade quando ataca a posição de outra pessoa. Observe como se apega aos seus pontos de vista e à suas opiniões.
Sinta a energia mental e emocional por trás da sua necessidade de ter razão e fazer a outra perdê-la. É essa a energia da mente egoica. Torne-a consciente ao reconhecê-la, ao senti-la tão plenamente quanto possível. Depois, um dia, no meio de uma discussão, você compreende de repente que tem uma escolha e talvez decida abandonar a sua própria reação - só para ver o que acontece.
Você rende-se. Não estou a falar de não reagir apenas verbalmente, dizendo "Tudo bem, tu tens razão", com um ar de quem diz "Eu estou acima de toda essa inconsciência infantil". Isso seria apenas deslocar a resistência para um outro nível, mantendo a mente egoica no poder, reforçando a sua superioridade. Estou a falar de abandonar todo o campo da energia mental e emocional que dentro de si lutava pelo poder.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 215)

Nenhum comentário:

Postar um comentário