segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Relacionamentos Iluminados
Se não houver uma emanação de amor, de alegria, de presença total e franqueza para com todos os seres, então não há iluminação.
Um outro indicador é a maneira como uma pessoa se comporta em situações difíceis ou que sejam uma provação, quando as coisas "correm mal". Se a sua "iluminação" for uma auto-ilusão egoica, então a vida depressa lhe apresentará uma provação que mostrará a sua inconsciência seja sob que forma for - medo, ira, atitudes defensivas, juízos, depressões, emoções semelhantes. Se você estiver num relacionamento, muitas das suas provações virão do seu parceiro.

Por exemplo, uma mulher poderá ser posta à prova por um parceiro indiferente que seja muito cerebral. Ela sentir-se-á posta à prova pela incapacidade dele em ouvi-la, em lhe dar atenção e espaço para ser, o que é devido à falta de presença dele. A ausência de amor num relacionamento, que geralmente é sentida mais vivamente pela mulher do que pelo homem, fará despertar o corpo de dor da mulher e, através dele, ela atacará o parceiro - acusações, críticas, censuras, etc. Por sua vez, esta situação transforma-se na provação dele. Para se defender dos ataques do corpo de dor dela, que ele considera totalmente injustificados, ele entrincheirar-se-á ainda mais profundamente nas suas posições mentais, ao mesmo tempo que se justifica, se defende ou contra-ataca. Isso acabará por ativar o seu próprio corpo de dor.
Quando ambos os parceiros de deixam dominar deste modo, alcançam um nível de profunda inconsciência, de violência emocional, de ataques e contra-ataques furiosos. A violência não diminuirá até ambos os corpos de dor se terem reabastecido e entrarem depois numa fase de latência. Até ao próximo confronto.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 170)

Nenhum comentário:

Postar um comentário