PSI __ 122 __ construção da inteligência e emoção
BASES PARA A INTELIGÊNCIA E A EMOÇÃO SÃO CONSTRUÍDAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"Podemos dizer que os bebês são “pequenos cientistas”, desde cedo observando o ambiente e as pessoas ao seu redor. Como um bom pesquisador, analisa, levanta hipóteses e registra. Por exemplo, se conseguimos acalmar um bebê que chora por fome, antes que ele se desespere, provavelmente ele será mais tranquilo nas próximas situações. Assim por diante, indivíduos com experiências iniciais positivas, desenvolverão boas teorias sobre o mundo e os relacionamentos, serão mais otimistas, terão melhor auto- estima, enfim, estarão mais preparadas para os desafios da vida adulta.
A
qualidade dos estímulos e interações, logo no início da vida, será decisiva
tanto para as funções cognitivas, como para as emoções.
Até há poucos anos, desconhecíamos que as experiências de um bebê em seus primeiros dias ou meses teriam impacto na arquitetura cerebral e nas aptidões afetivas e cognitivas futuras.
As neurociências nos demonstram que as habilidades ou funções têm “janelas de oportunidade” ou “períodos críticos”. A maioria das sinapses é formada nos três primeiros anos de vida, mantendo-se estável até o fim da primeira década de vida. Essa é a razão da importância das primeiras experiências: as sinapses ativadas repetidamente pela estimulação tornam-se permanentes, e as não ativadas serão eliminadas. Nessa perspectiva, podemos dizer que as bases para a inteligência e a emoção, estão em efervescência na criança pequena.
CONHEÇA ALGUMAS COMPETÊNCIAS CONSIDERADAS IMPORTANTES E SAIBA COMO FAVORECÊ-LAS:
Competências motoras e sensoriais: esquema corporal, lateralidade, aptidão para esportes e artes. Podemos ajudar as crianças a otimizarem essas habilidades se, desde cedo, permitirmos que explorem o ambiente com estímulos variados e adequados. Dica: cante, converse, mostre figuras e conte histórias para os bebês. Apresente brinquedos coloridos e sonoros e estimule os movimentos e descobertas. Brincadeiras são convites à ação e ao aprendizado psicomotor: bebês gostam muito de ver objetos e pessoas aparecerem e desaparecerem… Logo nos primeiros meses, brincar de “esconde-esconde”, fazendo aparecer e desaparecer o rosto da mamãe, e depois objetos de seu interesse, instiga a curiosidade e a fantasia. Você notará como ele se alegra ao encontrar o que sumiu!
Competência social: flexibilidade, sensibilidade e estabilidade emocional. Características muito importantes para qualquer contexto ou situação, permitem demonstrar as próprias emoções e compreender a dos outros, melhorar a comunicação e, em em situações difíceis, manter o bom humor. Dica: ofereça um ambiente estável, demonstre à criança que ela é compreendida e atendida. Se a criança cresce confiando nos adultos e nas interações, tem mais chances de ser empática e alegre.
Competência para resolver problemas: capacidade de pensar de forma crítica e encontrar estratégias. Pessoas que não desistem diante das primeiras dificuldades e buscam soluções novas, são versáteis e criativas. Dica: apresente pequenos desafios e incentive a criança a buscar solução. Podem ser desafios motores, como acertar a bola no cesto, ou cognitivo, como responder a um enigma. Os jogos de regras e estratégias, também são muito bons para os maiores. O principal é valorizarmos as tentativas e auxiliar, quando necessário. Pedir e aceitar ajuda é uma forma de ampliar o repertório, sem frustrações exageradas.
Autonomia e resiliência: a criança independente e resiliente apresenta auto-estima positiva e autocontrole. Tem comportamentos flexíveis e adaptativos mesmo em situações de stress ou insucesso. Dica: ajude a criança a perceber várias perspectivas de uma situação. Contos, enredos de filmes ou eventos cotidianos são boas oportunidades para comentarmos as superações, a possibilidade de ganhar e perder, como situação natural de aprendizado e fortalecimento. Alguns personagens infantis, heróis e deuses mitológicos nos permitem um recurso prazeroso e eficiente para ampliar a compreensão dos conflitos. Permitem perceber que algumas coisas se transformam e que podemos mudar situações, com atitudes construtivas. Outras situações não podem ser mudadas, mas podemos redimensioná-las, para que não nos abatam. Os limites fazem parte da realidade e precisam ser assimilados com o menor sofrimento possível.
De forma geral, o ambiente seguro e acolhedor, com adultos disponíveis e afetivos são nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável e relações felizes. Acreditamos que criatividade e estabilidade emocional são excelentes ferramentas para o resto da vida e começam no colo da mamãe."
122 __ Minhas considerações
"A qualidade dos estímulos e interações, logo no início da vida, será decisiva tanto para as funções cognitivas, como para as emoções."
Esta única frase é suficiente para entendermos como funciona o cérebro da criança, que ao nascer, não o traz totalmente formado. Esse desenvolvimento se dará, conforme o ambiente em que viver. Está aí, a fase da vida, em que podem surgir as neuroses, os distúrbios de toda espécie, porque entendem o mundo com a ferramenta que têm, ou seja, uma ferramenta que não tem todo o seu potencial desenvolvido.
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