959 __ AS CASCAS E A ESSÊNCIA __ 03/05/19
Por mais que eu tente, ore ou que saia de mim; reze a todos os santos ou me desfaça em contorções inimagináveis; force a barra para encaixar ... não haverá conexão, se o outro não se dispuser a ela. Conexão é coisa que se dá de alma para alma, obedecendo a vontade intrínseca e recíproca - não é coisa impositiva, mas consensual e tácita.
A alma tem cascas e cada uma delas que se solta, expõe o conteúdo, cada vez mais íntimo - ao serem retiradas, em direção às suas partes mais inerentes.
Olhamos por aí uma pessoa e a vemos inteira, mas não enxergamos, em que camada está descascada a sua alma. É preciso passarmos um pouco mais de tempo ao seu lado. Com uma certa convivência, é possível percebermos quais barreiras já se foram, verdeiros muros de proteção caídos; os preconceitos e pretensões que já não a envolvem mais.
A vida faz isso com a gente, descasca uma a uma as nossas camadas e aos poucos vão ficando pelo caminho, secas e inúteis. Não é apenas o corpo que se vai se renovando com o tempo, o espírito também vai se refinando. Devagar, vamos acessando as partes mais tenras, mas não sem algumas lágrimas vertidas por todos, a exemplo do que fazem aos nossos olhos, as cascas da cebola. Vão sendo vencidas, as dificuldades de acessar o real sabor que devemos dar à existência, quando cada um contribui com a sua essência. Desfazendo-se do pior de si e que já não tem mais utilidade, chegando ao seu melhor.
Como eu disse no início: conexão é ação executada de comum acordo, são necessários pontos comuns, que façam nexo e sentido, análogos em sua substância primordial, que possibilitem a verdadeira junção, de contato suave, que se caraterize pela união estabelecida por afinidade e identidade, em primeiro lugar. É dessa forma que um verdadeiro e forte vínculo se estabelece.
Conexão: ligação de uma coisa com outra; união; relação de dependência, em que há lógica, nexo, coerência; amarração; junção; contato; liga; vínculo; analogia, semelhança; afinidade; identidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário