http://amenteemaravilhosa.com.br/crianca-dificil-emocao-nao-sabe-expressar/
Por trás de uma criança difícil há uma emoção que ela não sabe expressar
A emoção é a fonte de energia humana, é a chave que deve guiar as crianças, primeiro para entenderem a si mesmas, e depois para entenderem o mundo.
As crianças difíceis e a emoção contida
O seu filho, a criança difícil, é único, especial e sem igual. E se há algo que ele sempre precisa é de compreensão. Na maioria das vezes são crianças com elevadas demandas, trancados nos seus “palácios internos”, em espaços herméticos onde não encontram portas pelas quais expressar essa emoção contida.
A emoção bloqueada é um espinho rodeado por um muro de pedras. Se levantarmos mais muralhas, o espinho ficará ainda mais escondido, assim, o primeiro passo será ir retirando cada pedra dessa parede através da comunicação e do afeto.
Como são as crianças difíceis?
Como ajudar a criança difícil a canalizar as suas emoções
Lembre-se sempre de que a inteligência emocional não é um traço, é uma habilidade e portanto, como pais, como mães, é nosso dever transmitir a nossos filhos estas estratégias, este aprendizado.
Sim ao poder do reforço positivo...
Sim à comunicação que não julga, que não compara, nem sentencia...
Sim a propiciar um equilíbrio interno na criança
- Ensine a ela que cada emoção pode se transformar em uma palavra, que a raiva tem forma, que a tristeza pode ser compartilhada para aliviá-la, que chorar não é ruim e que você sempre estará pronto para ouvi-la.
- Ensine-a a respirar, a relaxar, a canalizar suas emoções através de determinadas atividades com as quais se descarregar e se distrair…
- Ensine-a a aceitar a frustração de que o mundo nem sempre pode ser como ela quer.
- Ensine-a a ouvir e a falar com assertividade. Diga-lhe que a sua opinião sempre será ouvida, que tudo o que ela disser é importante para você…
- Ensine-a a ter responsabilidade, a contar consigo mesma em cada passo e decisão que toma…
Nenhum comentário:
Postar um comentário