sexta-feira, 29 de abril de 2016






Posso compreender a suprema importância do Agora, mas não consigo compreendê-lo bem quando diz que o tempo é uma completa ilusão.
Quando digo que o "tempo é uma ilusão", não é minha intenção fazer uma afirmação filosófica. Estou simplesmente a lembrar-lhe um simples facto - um facto tão óbvio que poderá ter dificuldade em compreender o seu sentido e até poderá mesmo achar que não faz sentido -, mas assim que o compreender plenamente, ele atravessará todas as camadas de complexidade e de "problemas" criados pela mente. Deixe que lhe diga uma vez mais: o momento presente é tudo o que você tem. Nunca há na sua vida qualquer momento que não seja "este momento". Pois não é isto um facto?
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 74)



A finalidade interior da jornada da sua vida
A jornada da sua vida tem uma finalidade exterior e uma finalidade interior. A finalidade exterior é atingir a sua meta ou o seu destino, o que, evidentemente, significa o futuro. Mas se o seu destino ou os passos que vai dar no futuro ocuparem tanto a sua atenção que se tornam mais importantes para si do que o passo que está a dar agora, então passará completamente ao lado da finalidade interior da jornada, que não tem nada a ver com o destino da sua jornada ou com aquilo que você faz, mas tem tudo a ver com a forma como faz. Não tem nada a ver com o futuro, mas tem tudo a ver com a qualidade da sua consciência neste momento.
A finalidade exterior pertence à dimensão horizontal do espaço e do tempo, a finalidade interior diz respeito a um aprofundamento do seu Ser na dimensão vertical do Agora intemporal. A sua jornada exterior pode ter um milhão de passos, a sua jornada interior tem um único: o passo que você está a dar neste preciso momento. À medida que você se vai tornando consciente deste passo único, verá que ele já contém dentro de si todos os outros passos e também o destino. Ele leva-o para dentro do Ser, e a luz do Ser brilhará através dele. É ao mesmo tempo a finalidade e a realização da sua jornada interior, a jornada para dentro de si próprio.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 102)

Fortalecer o sistema imunitário
Um outro benefício deste exercício no domínio físico é o fortalecimento do sistema imunitário que ocorre quando você habita o corpo. Quando mais consciência tiver do corpo, mais forte se tornará o seu sistema imunitário. É como se cada célula acordasse e se enchesse de alegria. O corpo adora receber a sua atenção. É também uma forma eficaz de autocura. A maioria das doenças insinua-se quando você não está presente no seu corpo. Se o dono não estiver em casa, ela será invadida por uma série de pessoas suspeitas. Se você habitar o seu corpo, será difícil que entrem nele visitantes indesejáveis.
Não é apenas o seu sistema imunitário físico que se fortalece, o seu sistema imunitário psíquico também se torna mais forte. Este último protege-o dos campos de força, negativos, mentais e emocionais dos outros, que são altamente contagiosos. Habitar o corpo protege-o não por erguer um escudo, mas por fazer aumentar a frequência vibratória do seu campo de energia total, de forma que qualquer coisa que vibre a uma frequência mais baixa, como por exemplo o medo, a ira, a depressão, e outras coisas semelhantes, passe a existir numa ordem diferente da realidade. Não volta a entrar no seu campo de consciência mas, se entrar, você não terá de lhe resistir porque não o afetará. Por favor, não aceite nem rejeite aquilo que lhe estou a dizer. Ponha-o à prova.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 135)



Por vezes, depois de ter estado muito ativa, a minha mente adquire um tal ímpeto que me é impossível afastar dela a minha atenção e sentir o meu corpo interior. Acontece particularmente quando entro num padrão de preocupação ou de ansiedade. Tem alguma sugestão?
Se em qualquer altura achar que é difícil entrar em contato com o corpo interior, poderá ser mais fácil se concentrar primeiro a sua atenção na respiração. A respiração consciente, que é uma forma poderosa de meditação, pô-lo-á gradualmente em contato com o corpo. Siga atentamente a respiração à medida que ela entra e sai do seu corpo. Sinta o abdômen a expandir-se e a contrair-se ligeiramente a cada inspiração e expiração. Se tiver uma boa capacidade de visualização, feche os olhos e visualize-se rodeado de luz ou imerso numa substância luminosa - um mar de consciência. Depois inspire essa luz. Sinta a substância luminosa a encher o seu corpo, tornando-o também luminoso. Depois, gradualmente, concentre-se ainda mais em sentir o seu corpo. Você está no seu corpo, agora. Não se apegue a nenhuma imagem visual.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 137)




A Natureza existe num estado de unicidade inconsciente com o todo. É por esta razão, por exemplo, que praticamente não morreram animais selvagens durante o tsunami em 2004. Uma vez que estão mais em contato com a totalidade do que os seres humanos, os animais foram capazes de sentir a aproximação do tsunami muito antes de este poder ser visto ou ouvido e, portanto, tiveram tempo para fugir para as terras mais altas. Talvez eu esteja a ver a questão segundo um ponto de vista humano. Os animais talvez tivessem dado simplesmente por si a encaminhar-se para as terras mais altas. Fazer disto por causa daquilo é a maneira de a mente fragmentar a realidade, ao passo que a Natureza vive na unicidade inconsciente com o todo. É o nosso propósito e o nosso destino trazer uma nova dimensão a este mundo, vivendo a unicidade consciente com a totalidade e em sintonia consciente com a inteligência universal.
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 225)




Nenhum comentário:

Postar um comentário