terça-feira, 15 de setembro de 2015

Esta simples pepita tem um valor inestimável e muito raro para nosso país. Se cair em mãos erradas tudo se complica!
[Nióbio, o mineral mais raro do mundo]


O Brasil possui a maior reserva de nióbio do mundo com cerca de 98% de toda a produção mundial e nosso governo exporta a preço de banana para as maiores nações armamentistas do mundo. Você sabia que a ressonância magnética é feita com nióbio? E que todos os ônibus espaciais dos Estados Unidos possuem nióbio?
Pois é, o nióbio é um metal tão raro que existem apenas três minas no mundo inteiro, em Araxá – MG, em Catalão – GO e no Canadá que tem os 2% restantes de toda a reserva mundial do elemento. Com o nióbio a CMN que é uma das mineradoras bancou o projeto Fome Zero que foi o precursor do Bolsa Família.
Outro país que tem um grande benéfico do nióbio é a Inglaterra, apesar de não ser produtora do minério eles extraem do país pelo menos 50% da nossa reserva, é daí que entra a demarcação de terras da reserva Raposa Serra do Sol que fica em Roraima e no Amazonas, e lá está a maior reserva de nióbio do planeta. Em São Gabriel da Cachoeira fica esta reserva que fica perto da Guiana Inglesa, onde sai todo o contrabando de nióbio para abastecer todo o armamento do Exército Britânico...
Produtos feitos com a extração do nióbio
Com o nióbio nós temos uma grande capacidade de produção em larga escala com vários elementos como os aparelhos de ressonância magnética que tem composições de nióbio entre seus minérios utilizados. Temos também como já fora dito mais acima neste post a produção de equipamentos para naves espaciais, principalmente da Nasa com o nióbio sendo muito utilizado desde os tempos da chegada do homem à lua.

Também é feito para fabricação de componentes de fabricação de capacitores, substituindo o tântalo nesta produção e se convertendo a um supercondutor quando utilizado em temperaturas criogênicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário