Luto: a arte de saber dizer adeus
... A importância de reconhecer nossa vulnerabilidade
“A maturidade emocional nos traz o suporte necessário para avançar apesar da dor e das perdas, porque sabemos da importância do desapego e vemos as dificuldades como experiências de aprendizagem”.
Enfrentar o luto é muito difícil. A orientação de um terapeuta, o apoio dos parentes e amigos podem nos ajudar muito, mas qualquer perda, seja qual for o nível, é algo que enfrentamos sozinhos.
Ninguém pode chorar por nós, reorganizar nossos pensamentos e aliviar a nossa dor. É uma tarefa que exige tempo e, acima de tudo, a compreensão de que não somos tãofortes quanto pensávamos. Na verdade, somos tão vulneráveis quanto uma pena ao vento.
A vulnerabilidade é algo negativo? Não, na vulnerabilidade está a nossa força. Reflita: se você se recusar a admitir que está ferido, triste, que a sua vida acabou e sente muita dor, erguerá sobre si mesmo um muro de negação? Como vai lidar com algo que não reconhece que existe? Por que recusar-se a lamentar a perda? Por que não aceitar que se sente vulnerável?
“Reconhecer que somos vulneráveis nos permite ser mais flexíveis e capazes de nos adaptarmos. No final das contas, o luto é uma resposta adaptativa alcançada através do sofrimento e da dor”.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário