Como a música mexe com seu cérebro
Ela tem poderes que você nem imagina. Descubra!
Como a música mexe com as emoções, você com certeza já sabe. Mas e como ela mexe com o seu cérebro, com o seu corpo, com os seus sentidos? Vários estudos feitos ao redor do mundo já comprovaram que a música tem efeitos potentes e, muitas vezes, surpreendentes sobre a nossa vida. Por exemplo: você sabia que…
Estas informações vêm de um estudo feito por pesquisadores daUniversidade de Oxford, no Reino Unido, que colocaram voluntários para degustar alguns alimentos ao som de música mais alta e aguda ou baixa e grave — e depois perguntaram sobre os gostos que eles sentiram.
Outro efeito já muito discutido por aí é em relação aos efeitos de ouvir (ou tocar) música sobre o QI (Quociente de Inteligência).
Dos muitos estudos que já foram feitos a respeito, o pioneiro é da Universidade da Califórnia, nos EUA, em que foi usada a Sonata para Dois Pianos em D Maior, de Mozart, em testes com jovens adultos.
Mais uma. Você já se perguntou por que, quando ouvimos música, costumamos bater o pé junto? A ciência já!
Este e outros “sintomas” de ouvir nossas músicas preferidas já sãoespeculados por pesquisadores há tempos — a dilatação das pupilas dos olhos e a liberaração de dopamina (o famoso “hormônio do prazer”) no cérebro também já são efeitos conhecidos.
Por fim, será que existe alguma correlação entre ouvir música no trabalho e aumento da produtividade?
Este estudo foi feito na Universidade de Windsor, no Canadá, com colaboradores de empresas de informática...
Veja vários vídeos explicativos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário