quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cientistas descobriram vírus gigante de 30 mil anos
O M. SIBERICUM NÃO SÓ É MAIOR, COMO TAMBÉM É BEM COMPLEXO GENETICAMENTE (FOTO: FLICKR)


Cientistas estadunidenses encontraram um vírus gigante de 30 mil anos no subsolo congelado da parte russa da Sibéria. Trata-se do Mollivirus sibericum, que possui 0,6 mícrons de tamanho.
Ao contrário da maioria dos vírus que circulam atualmente, o M. sibericum não só é maior, como também é bem complexo geneticamente. A nova descoberta possui mais de 500 genes — em termos de comparação, o vírus da gripe, Influenza A, conta com oito genes.
De acordo com os cientistas, as regiões árticas estão ficando mais quentes, fazendo com que os subsolos congelados não sejam mais permanentes. A região onde o M. sibericum foi encontrado, por exemplo, é cheia de recursos minerais e pode se tornar acessível para exploração industrial conforme o gelo derreter.
“Se não formos cuidadosos, nós industrializaremos essas áreas sem tomar precauções. Com isso, corremos o risco de acordar vírus perigosos que pensamos ter erradicado”, diz Jean-Michel Claverie, condutor da pesquisa. “Algumas partículas que são infecciosas são o suficiente para, no corpo do anfitrião certo, reviver vírus patogênicos.”
No momento, a equipe de Claverie pretende “reviver” o M. sibericum em uma célula de ameba dentro de um laboratório seguro para poder estudá-lo mais a fundo.

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/09/cientistas-descobriram-um-virus-gigante-de-30-mil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário