quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Negatividade e o Sofrimento têm as suas Raízes no Tempo
Toda a negatividade é provocada por uma acumulação de tempo psicológico e pela recusa do presente. Mal-estar, ansiedade, tensão, stresse e preocupação - todas as formas de medo - são causados por um excesso de futuro e uma falta de presente. Culpa, arrependimento, ressentimento, injustiça, tristeza, amargura e todas as formas em que há ausência de indulgência são provocados por um excesso de passado e uma falta de presente.
A maioria das pessoas tem dificuldade em acreditar que seja possível um estado de consciência totalmente livre de negatividade. E no entanto é esse o estado de libertação para o qual todos os ensinamentos espirituais apontam. É a promessa de salvação não num futuro ilusório, mas já aqui e agora.

Você poderá ter dificuldade em admitir que o tempo seja a causa do seu sofrimento ou dos seus problemas. Acredita que são provocados por situações específicas na sua vida e, de um ponto de vista convencional, isso é verdade. Mas até você ter lidado com a disfunção básica da mente, que cria problemas - o seu apego ao passado e ao futuro e a negação do Agora -, os problemas serão na verdade permutáveis.
Se todos os seus problemas ou as supostas causas do seu sofrimento ou da sua infelicidade desaparecessem milagrosamente hoje, mas se você não se tornasse mais presente, mais consciente, rapidamente se veria a braços com um conjunto idêntico de problemas ou de causas de sofrimento, como uma sombra que o seguisse para todo o lado. No fim de contas, só há um problema: a própria mente escrava do tempo.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 77)










Morra para o passado a cada instante

Será que o passado absorve grande parte da sua atenção? Você fala e pensa com frequência no seu passado, quer positiva quer negativamente? Nas grandes coisas que realizou, nas suas aventuras e experiências, ou na sua história de vítima e nas coisas terríveis que lhe fizeram, ou talvez nas coisas que fez aos outros? Os seus pensamentos estão a criar sentimentos de culpa, orgulho, ressentimento, ira, mágoa, ou autocomiseração? Se assim for, você está não só a reforçar uma falsa sensação de eu, mas também a acelerar o processo de envelhecimento do seu corpo criando uma acumulação de passado na sua psique. Pode verificar que isso acontece às pessoas que têm uma forte tendência para se agarrarem ao passado.
Morra para o passado a cada instante. Você não precisa dele. Invoque-o apenas quando isso for absolutamente relevante para o presente. Sinta o poder deste momento e a plenitude do Ser. Sinta a sua presença.


Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário