quarta-feira, 15 de junho de 2016




Lágrimas que cicatrizam feridas


As lágrimas têm uma importante função biológica: limpam os nossos olhos. Elas nos permitem dispor de uma visão mais clara e são as encarregadas de oxigenar a córnea. Adicionalmente, operam como um lubrificante natural e têm compostos antibacterianos que nos protegem das infecções.
As lágrimas também funcionam como indicadores de feridas em nosso organismo. Ativam mecanismos para que as células especializadas em processos de defesa e cicatrização se encaminham à área para repará-la: isto quer dizer que possuem uma relação direta com nosso sistema imunológico.
Mas as lágrimas não têm apenas uma ação fisiológica. De fato, a maioria de nós as vemos como expressão de um conteúdo emocional. A pessoa chora por uma grande tristeza, por um medo gigantesco ou por uma felicidade. A pessoa chora porque sente.
As lágrimas, às vezes atenuam a tempestade
Chorar é uma manifestação subjetiva que tem, por um lado, uma função comunicativa: a de expressar aos outros como nos sentimos, procurando despertar neles um sentimento solidário. Por outro lado,as lágrimas têm um objetivo terapêutico porque aliviam as tensões acumuladas no dia a dia.
O choro é um trâmite emocional que pode ter diversas origens. O ato de chorar supera a nossa necessidade de controle e, portanto, por mais que queiramos evitá-lo, às vezes acabamos chorando. O pranto indica falta de controle, mas ao mesmo tempo quebra uma barreira de expressão.
Isto acontece porque existem no cérebro duas zonas diferenciadas: uma área pré-frontal, encarregada das tarefas executivas como raciocínio, tomada de decisões e onde se encontra a vontade, e outra zona cuja função é a de cultivar os atos-reflexo, que são justamente automáticos e involuntários. As emoções têm origem nesta última zona, que por sua vez é a zona mais primitiva do cérebro.
... ao chorar as lágrimas agem como um analgésico que reduz a dor.
O pranto é disparado por estados de ânimo negativos de intensidade elevada...
... Reprimir o pranto é prejudicial à saúde...
... Conter as lágrimas aumenta a frustração, a agressividade e provoca bloqueios...
... Portanto, chorar é saudável quando é proporcional à razão que desencadeia o choro.
... o pranto é insano quando as causas que o provocam são desconhecidas
... Chorar parece ser uma característica exclusivamente humana; nenhuma outra espécie chora as suas emoções.
... Seja como for, o certo é que o pranto, em condições normais, é um ato libertador. E é assim porque permite expressar os sentimentos e as emoções mais além das palavras. Existem formas de dor que não admitem um discurso, e sim demandam um gesto físico. Isso é o pranto: um gesto corporal que conduz a um estado de paz quando é espontâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário