Egoísmo – O que é?
Egoísmo. Certo ou errado?
Egocentrismo e egoísmo são coisas diferentes
Nem lá, nem cá. Equilíbrio é a palavra-chave
Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades emprimeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com quem se relaciona.
Segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, o egoísmo é o motor fundamental no homem, o impulso ao bem-estar e à existência.
“O homem quer ficar totalmente livre das dores que também incluem a falta e a privação, quer a maior quantidade possível de bem-estar e todo o prazer de que for capaz. Tudo o que se opõe ao ímpeto do seu egoísmo provoca o seu mau humor, a sua ira e o seu ódio: ele tentará aniquilá-lo como a um inimigo. Quer possivelmente desfrutar de tudo e possuir tudo; mas, como isso é impossível, quer, pelo menos, dominar tudo:“Tudo para mim e nada para os outros”é o seu lema. O egoísmo é gigantesco: ele rege o mundo. “ ...
Tanto a pessoa egoísta, que só enxerga o próprio umbigo, quanto a pessoa “boazinha “ demais, que se anula em prol dos outros e não reconhece as suas necessidades e interesses, carecem de equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário