63
UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA E MALDADE
11/03/19
Usa a maldade como perfume, porque se sente bem ao espargir sua fragrância, se compraz de sua essência volatizada, impregnando-se dela e também contaminando o ambiente.
É como aquela pessoa que ocasionalmente, se banha do líquido perfumado, e ao abraçar alguém, ou beijar, também lhe passa o perfume.
Mas nesse caso, é proposital e uma atitude nem um pouco perfumada.
Certamente, traz um caminhão lotado de sentimentos ruins, caindo pelas laterais, excedendo de muito a tara de sua carroceria - peso, que de vez em quando precisa ser aliviado, despejando por onde passa, o que não aguenta mais carregar - seu lixo emocional.
*
É muito mais comum do que gostaríamos - encontrarmos pessoas assim, nas nossas relações, inclusive naquelas mais íntimas.
O nosso planeta abriga almas de diversos níveis de entendimento, que poderiam ser separadas em diversos degraus de evolução. Não estou aqui querendo dizer, que há pessoas melhores do que outras, estou tentando mostrar, que nem todos têm o mesmo olhar sobre as coisas da vida. Alguns, valorizam mais, certos aspectos, e não me refiro a essa troca de pareceres, ser uma coisa ruim, ao contrário, acredito que devemos respeitar a opinião de cada um e seu patamar de esclarecimento - o multiverso fazendo o universo.
Mas cabe aqui uma explicação, sobre o quanto é difícil termos que conviver no dia a dia, com pessoas que pensam de maneira tão distinta de nós, que valorizam coisas, que não valorizamos ou que tenham pouco valor para nós.
Como habitantes desse planeta, todos temos um quantum de maldade dentro de nós, negar isso seria estupidez de minha parte.
Acredito, que a necessidade de algumas pessoas, em ferir ao outro, é maior - às vezes inconscientes, cedem à maldade, buscando uma vingança, oriunda de uma injustiça praticada a eles, num remoto passado. Um mecanismo que proporciona uma compensação por uma dor, um sofrimento ao qual foram expostos, mas que na época, foram incapazes de se defenderem, por várias razões.
Quanto ao fato dessas pessoas precisarem de ajuda, é inegável, mas nem sempre a procurarão. Mas o que não podemos é nos deixar atingir ou 'sujar' pelo lixo que não é nosso, nem que nos façam carregar uma carga que também não nos pertence!
Como dizia Gandhi, "olho por olho, e o mundo acabará cego", uma forma de neutralizar a maldade do outro aplicada sobre nós, é não darmos continuidade ao ciclo, de ser ofendido e ofender. E eu acredito nisso, revidar só ateia mais combustível ao fogo, dando continuidade ao 'jogo', ao qual nos permitimos participar.
Quem agride está doente, precisa de ajuda, embora jure de pés juntos que não precisa. Agressão verbal é atitude de quem talvez não tenha coragem de agredir fisicamente, mas não deixa de machucar.
O desligamento emocional pode ser a saída, até o afastamento físico é viável, quando o 'emocional' não é possível de ser desligado.
Tentar entender, por que a pessoa nos procura para 'despejar' sobre nós seu 'lixo', também é outra forma de nos blindarmos em relação aos seus ataques.
Limites não são fáceis de se colocar, sobretudo quando os comportamentos se tornaram cristalizados, mas termos consciência do que nos faz mal e da necessidade de sairmos da linha de ataque é imprescindível à nossa integridade, sob todos os aspectos.
arte | lyn lyn
Nenhum comentário:
Postar um comentário