PSI ______________________________ 6 - Minhas considerações
Da mente subconsciente à
mente consciente
Muito da informação que captamos com os nossos sentidos quando somos pequenos fica registrado e armazenado em nossa mente subconsciente.
Juntamente com essa informação sensorial, as
crenças e as expectativas que elaboramos a partir dela também ficam
registradas. Assim, quando a infância fica para trás, grande parte deste
conteúdo mental permanecerá e terá uma influência considerável sobre o nosso comportamento.
Pesquisas
científicas descobriram uma grande variedade de ondas cerebrais que podemos
identificar em função da sua frequência: desde os baixíssimos níveis de
atividade registrados no sono profundo (ondas delta), até as frequências
superiores registradas durante os pensamentos conscientes (ondas beta). À
medida que as crianças crescem, as frequências predominantes em seu cérebro
progridem de ondas mais lentas a ondas mais rápidas, ou seja, da mente
subconsciente para a consciente.
As
ondas Delta
Desde o nascimento até os 2 anos de idade, o cérebro humano trabalha sobretudo com ondas cerebrais de menor frequência. Durante o sono profundo, os adultos se
encontram em delta, fato que explica por que os recém-nascidos normalmente
não podem estar acordados mais do que alguns minutos de cada vez..
Assim, eles
funcionam sobretudo a partir do subconsciente .Apenas censuram, corrigem ou
julgam a informação recebida do mundo exterior. Nesta idade, a atividade
do “cérebro pensante” (o neocórtex) é muito baixa.
As
ondas Zeta
Dos
2 aos 5 nos de idade, as crianças começam a manifestar padrões de EEG
um pouco mais altos. As crianças que “vivem em zeta” vivem em um estado
cerebral semelhante ao de transe e estão conectados sobretudo ao seu mundo interior. Elas vivem no mundo do abstrato e da imaginação. Elas têm o pensamento crítico e racional pouco desenvolvido. Por esta mesma
razão, as crianças pequenas tendem a acreditar no que lhe dizem (como, por
exemplo, que o Papai Noel existe).
Nesta
idade, frases como as seguintes causam um impacto muito forte:
"As boas meninas ficam caladinhas. Os meninos não choram. Seu irmão é mais inteligente do que você. Você não pode fazer isso. Você será um fracasso. Você é mau."
E assim por diante. Este tipo de
afirmações vão diretamente para o subconsciente, pois os estados de ondas
cerebrais lentas são o reino do subconsciente.
Tudo o que uma criança vê e ouve se consolida em forma de crenças , e
essas crenças são as que irão determinar o seu comportamento ou a sua forma de
interpretar a realidade na idade adulta. Por isso é muito importante educar
tendo isso em conta. Agora que você conhece essa informação valiosa, seja
responsável.
As ondas Alfa
Dos 5 aos 8 anos
de idade, as ondas cerebrais voltam a mudar para uma frequência um pouco mais
alta. Começa-se a formar a mente analítica, que permite interpretar e tirar conclusões sobre as leis da vida exterior. Ao mesmo
tempo, o mundo interior da imaginação tende a ser tão real como o mundo
exterior.
As crianças desta
faixa etária costumam ter um pé em cada mundo. Por isso elas gostam tanto de
jogos de encenação. Por exemplo, se você pede para uma criança imitar um
golfinho nadando no mar, que se transforme em um floco de neve arrastado pelo
vento ou em um super herói indo resgatar
alguém, depois de horas ele continuará imerso neste papel.
As ondas Beta
Dos 8 aos 12 anos de idade em diante, a atividade
cerebral aumenta, inclusive em frequências mais altas. Estas ondas perduram na
etapa adulta e vão aumentando em diversos graus. Depois dos 12 anos, a porta entre a mente consciente e a subconsciente costuma se fechar. As ondas beta se dividem em
baixas, médias e altas. Conforme as crianças se aproximam da adolescência, elas
passam das ondas beta de gama baixa às de gama média e alta, semelhantes às que
ocorrem na maior parte dos adultos.
Agora que você conhece mais ou menos o
funcionamento das ondas cerebrais e o papel da mente subconsciente, deve
entender que toda a informação que a sua mente absorveu durante seus primeiros 7 anos de vida continua tendo uma influência sobre sua vida. Mas
se você toma consciência de quem é e se preocupa em se conhecer, poderá controlar
e gerir esta influência.
Por isso, se você tem crianças sob os seus
cuidados… cuidado com o que diz a elas! Porque elas vão acreditar. Tenha muita
paciência com elas e diga constantemente o quanto elas são valiosas. Ame e
ensine essas crianças a se amarem porque será algo que, de uma forma ou de
outra, estará presente ao longo de suas vidas.
6 _____________________________________ Minhas considerações
O cérebro das crianças está em constante desenvolvimento, portanto funciona de acordo com os mecanismos de que dispõe. Muita coisa é captada sem que tenha a condição de analisar se é verdadeira ou não, boa ou má, certa ou errada. Mais uma vez, a nossa responsabilidade é total, quanto ao que falamos e como agimos na presença deles.
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