terça-feira, 5 de janeiro de 2016


Cavalos já foram listrados, um dia

zebras (Foto: Flickr/William Warby)
Estudo mostra que os homens tiveram impacto direto na evolução da espécie


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostra que antes da domesticação a maioria dos cavalos e pôneis tinha listras como as zebras.
A pesquisa foi divulgada na publicação científica Nature Genetics e sugere que os homens tiveram um impacto direto nessas mutações. De acordo com o The Telegraph, as mudanças começaram a partir do momento que os cavalos passaram a ser utilizados para corridas e trabalho. 

As listras ajudavam os cavalos a se camuflarem.Com a domesticação, a pigmentação dos animais ficou distribuida de maneira uniforme
O estudo mostra que os cavalos que não possuem pelagem gateada parda possuem mutações em um gene chamado TBX3, que expressa menores níveis na pele. Já nos cavalos de pelagem gateada parda a proteína se expressa por meio da pelagem, onde a produção de pigmento é bloqueada. "Ao contrário da pelagem dos mamíferos mais conhecidos, os pelos diluidos dos gateados pardos não são inteiramente pigmentados", explica Freyja Imsland, autora do estudo, em entrevista à Nature World News
Ao comparar o DNA de cavalos atuais e antigos (de até 40 mil anos atrás), os cientistas perceberam que as mutações já estavam presentes, o que os levou a acreditar que elas foram desenvolvidas pelos humanos durante a domesticação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário