Todos os problemas são ilusões mentais
De maneira inconsciente, a mente adora problemas porque lhe conferem alguma espécie de identidade. Isto é normal, mas também uma loucura. A palavra «problema» significa que a pessoa está a lidar com a situação mentalmente sem ter uma intenção ou possibilidade de agir agora, bem como que a pessoa está inconscientemente a tornar o problema parte da sua noção de eu.
Fica-se subjugado pela própria situação de vida, o que leva a perder a noção de vida, de Ser. Ou então transporta-se na mente o fardo louco de mil coisas que se terá ou poderá ter de fazer no futuro, em vez de concentrar a atenção na única coisa que é possível fazer agora.
Quando a pessoa cria um problema, gera dor. Tudo o que é preciso é fazer uma simples escolha, tomar uma decisão fácil: não importa o que venha acontecer, não criarei mais dor para mim mesma. Não gerarei mais problemas.
Embora seja uma escolha simples, é também muito radical. Você não a fará a não ser que esteja mesmo farto de sofrer, a não ser que já não aguente mesmo mais. Além disso, não será capaz de se manter firme se não aceder ao poder do Agora. Se você não criar mais dor para si mesmo, então não o fará também aos outros. Para mais, já não contamina a nossa bela Terra, o seu espaço interior e a psique humana coletiva com o negativismo da criação de problemas.
Eckhart Tolle (A Prática do Poder do Agora, pág. 39)
Nenhum comentário:
Postar um comentário