sexta-feira, 13 de novembro de 2015

                                     DESESCOLARIZAÇÃO: 
                          UMA ALTERNATIVA À EDUCAÇÃO




"Pensem numa criança brincando, sorrindo, entusiasmada, que vê duas joaninhas, uma cem cima da outra. Pensem na feição dela. Agora, imaginem uma criança sentada na cadeira, na sala de aula, assistindo a uma aula sobre reprodução dos coleópteros? Desescolarização não é uma proposta de educação alternativa, e, sim, uma alternativa à educação. Desescolarização não é a recusa de estar na escola. É a recusa de um caminho único."

Carla Ferro
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ASPECTO INTERIOR DO ENIGMA SOCIAL


"No que quer que o menor de teus irmãos esteja pensando, deves reconhecer que sou Eu que estou pensando nele; e que Eu entro em teus sentimentos sempre que estabeleceres uma relação entre o pensamento do outro com o teu próprio e sempre que sentires um interesse fraterno pelo que se passa na alma do outro. Qualquer que seja a opinião, qualquer que seja o ponto de vista sobre a vida que descobrires no menor de teus irmãos, nisto estarás buscando a Mim."

Cristo
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OS VÉUS DA PERCEPÇÃO



"Se nos conectarmos ao ambiente e aos outros, num estado de recepção, veneração e consciência desperta, somos capazes de perceber os reflexos de sua atuação no nosso íntimo e sua profunda relação o caminho individual de autodesenvolvimento. É possível de acontecer uma sacramentação das relações com o mundo e o florescimento do amor pela Manifestação, a qual é reflexo de uma condução espiritual maior...."

Leonardo Maia
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COMPETIÇÃO:
Filhos que sabem mais do que os filhos dos outros  


"Nesse mundo contemporâneo, ter, ser, saber, parecem fazer parte de uma competição. Nesse mundo, alguns pais e algumas mães acabam acreditando que é preciso que seus filhos saibam sempre mais que os filhos de outros. E isso sim seria, então, sinal de adequação e o mais importante: de sucesso. O que uma criança deve saber aos 4 anos de idade? Essa foi a pergunta feita por uma mãe, em um fórum de discussão sobre educação de filhos, preocupada em saber se seu filho sabia o suficiente para a sua idade. Segundo Alicia Bayer, o que não só a entristeceu, mas também a irritou, foram as respostas, pois ao invés de ajudarem a diminuir a angústia dessa mãe, outras mães indicavam o que seus filhos faziam, numa clara expressão de competição para ver quem tinha o filho que sabia mais coisas com 4 anos. Só algumas poucas indicavam que cada criança possuía um ritmo próprio e que não precisava se preocupar."


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