segunda-feira, 24 de dezembro de 2018
PSI __ 118 __ UM MAESTRO DA MANIPULAÇÃO
A manipulação é uma forma de chantagem emocional. Geralmente, é conduta velada e sutil, sem que nos apercebamos, podemos estar sendo manipulados. É prática comum no dia-a-dia, em todos os setores, no poder, nos meios de comunicação, nas relações interpessoais.
Existem pessoas manipuladoras natas. Identificarmos as estratégias usadas por elas, é crucial para um entendimento correto da situação, para não sermos vítimas desses astutos.
Fazer o outro se sentir culpado sem motivo aparente: o manipulador faz uso constante da vitimização. Para justificar uma atitude errada, é capaz de nos contar um evento traumático de sua vida, como sendo a razão de sua triste situação. Gosta de exibir suas cicatrizes emocionais com orgulho.
Ameaçam sutilmente: estratégia usada pelos grandes líderes mundias, até os tiranos que habitam os lares, pintam sempre o pior quadro diante da conduta alheia, no sentido de aterrorizar ou ameaçar com retaliações, por inveja, despeito ou um simples 'controlar o outro'.
Usam de sarcasmo: para desmerecer os pensamentos, sentimentos ou atos do outro: incapazes de manterem uma comunicação direta, ridicularizam, desqualificam e diminuem-no, para provocar-lhe insegurança e sentimento de inferioridade. Sentem-se bem em desmerecer o outro.
O charme da manipulação: o manipulador sabe ser sedutor quando quer, não para agradar ao outro, mas para atingir seus objetivos e interesses. Depois, com o tempo, vai fazendo as suas cobranças, obtendo seus resultados.
Quer o controle da vida do outro: e acha até que pode, que é justo, porque se considera referência em todos os sentidos, um 'guia espiritual', que adora dizer o que o outro deve fazer, porque a sua maneira de fazer é a única possível e a mais correta.
Tem lábia e dissimula: se faz de desentendido e desconversa quando é confrontado, distorce a realidade a seu bel prazer e interesse.
Contorna o assunto com facilidade: ele é capaz de virar a mesa e transformar a vítima em culpado, colocando-se ele mesmo no papel de vítima. Com a sua capacidade de distorcer os fatos, acaba por tirar de si toda a responsabilidade. É exímio 'convencedor', de que
ele está certo e o outro, é claro, errado.
https://amenteemaravilhosa.com.br/maneiras-identificar-maestro-manipulacao/?fbclid=IwAR2xKqjetTu9zWiOoqhsvfK3yLgj5NY7IVfhr_v-TzUd_nEybjqD63uTUpw
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário