quarta-feira, 24 de outubro de 2018

808 __ PÁGINA MOLHADA __ 24/10/18






Olhei o despertador da mesa de cabeceira, ele sorria - 10 e 10.  O relógio da parede, tinha o mesmo humor, também se ria.  Já estava de pé, fazia tempo, mas agora eles combinavam a mesma risada.

Abri a janela, vi que o dia não era sorridente, chovia e estava bem escuro.  Foi preciso acender a luz, em pleno dia.  Não era dia 'bão' pra limpeza, nem passeios. Compromissos? ...  apenas os inadiáveis.

Vi a franja do tapete da sala, toda bagunçada, apesar de sempre penteá-la com frequência.  Eu me lembrei da expressão: 'pentear macacos', coisa mais ingrata!  Por mais que se penteie, estará sempre despenteado.

A franja do tapete era como aquela coisa chata, que tentamos manter em ordem, desde que nos evite transtornos, da qual fugimos, que remediamos, mas sempre está no mesmo lugar, nos dizendo com ironia: "surpresa, estou aqui, ainda está por ser feito!"

Eu sei que é preciso chuva pra molhar a terra, pra florir, pra que as abelhas venham dar continuidade à vida.  Mas sou sincera, todos temos problemas, quando um se resolve, surge sempre outro pra ocupar a vaga, mas decididamente, mil vezes, uma dor com sol, do que dor com dia escuro.

O bom dos dias de chuva fina e intermitente, é que se pode deixar as janelas abertas, sem o risco de encher a casa de poeira.

Sem o prazer de olhar pra fora, tive que olhar pra dentro.  Pude ver  a cor brilhante da chama do fogão e o tamanho da escuridão ao meu redor.

Os pássaros não reclamam da chuva que molha suas penas e ninhos.  Será?  Não ouço nenhum piado sequer!  E olha que com exceção do joão-de-barro,  que eu saiba, nenhum deles tem casa.

Pensando bem, talvez protestem sim à sua moda - com o seu silêncio,  pela chuva que cai.  Aquela que molha suas penas e ninhos, que não os deixa procurar alimento.

Minha 'vó' dizia: "trabalho feito não dá canseira".  Como eu nunca soube que ela estivesse errada, acho que não entendi o provérbio.    Ando muito cansada do trabalho exaustivo de ontem, então eu penso: que só passa a fazer sentido, se eu substituir canseira por preocupação.  Não me livro de nenhum dos três. Mas dormir ou descansar? ... nem pensar!  A bananeira está cheia de macacos pra serem penteados!

E se a vida é um livro que se escreve dia a dia, hoje vai ser uma página molhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário