segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Flor do dia
“Estamos aqui para lembrar da nossa verdadeira identidade. Lembrar de quem somos e do que viemos fazer aqui. Ao chegarmos neste plano nós esquecemos disso. O esquecimento faz parte do jogo neste planeta; ele é um veneno para a consciência, que deve ser erradicado do nosso sistema. Quem sou eu? O que eu vim fazer aqui? Essas são as perguntas fundamentais para o buscador da Verdade.”
Sri Prem Baba
Sri Prem Baba
Maria Teresa P. Gomes
Você sabia que muitas doenças podem se repetir por gerações em uma família? E que o fazemos por amor?
O workshop ‘Saúde e As Ordens do Amor’ nos ensina a identificar esses mecanismos de repetição, pois abordará teoria e exercícios importantes para se ter um olhar mais completo sobre o assunto saúde no sistema familiar.
“A paz começa onde cada um de nós pode ser da forma que é, onde cada um de nós permite ao outro ser como é ficar como está.” Bert Hellinger, em O Amor do Espirito.
Permitir o enfraquecimento do ego
Recomendo que faça esta experiência de tempos a tempos. Por exemplo, quando alguém o criticar, o acusar ou o ofender, em vez de retaliar imediatamente ou de se defender - não faça nada. Deixe a sua auto-imagem permanecer diminuída e fique alerta ao que sente lá no fundo quando procede desta forma. Durante alguns segundos, é capaz de se sentir desconfortável, como se tivesse encolhido de tamanho. Depois, é provável que sinta uma grandeza interior que parece intensamente viva. Você não foi de todo diminuído. Na realidade, ficou maior. Pode então chegar a uma conclusão espantosa: quando você é, de alguma forma, aparentemente diminuído e permanece numa não-reação absoluta, ao tornar-se «menos» acaba por se transformar em «mais».
Quando deixa de defender ou tentar reforçar a forma de si próprio, você dá um passo para fora da identificação com a forma, através da sua auto-imagem mental. Ao tornar-se menos (segundo a perceção do ego), você passa de facto por uma expansão e dá espaço ao Ser para este tomar a dianteira. O verdadeiro poder, quem você é para além da forma, pode então brilhar através da forma aparentemente enfraquecida. É isto que Jesus quer dizer nas afirmações que se seguem: «Nega-te a ti próprio», ou «Dá a outra face».
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 177)
Queixumes e ressentimentos
O ego adora queixar-se e sentir-se magoado não apenas pelas outras pessoas, mas também pelas situações. O que aplicamos a uma pessoa também podemos aplicar a uma situação: transformá-la num inimigo. A implicação é sempre a seguinte: isto não devia estar a acontecer; não quero estar aqui; não quero estar a fazer isto; estou a ser tratado injustamente. E é claro que o maior inimigo do ego é o momento presente, isto é, a própria vida.
O queixume não deve ser confundido com comunicar a alguém um erro ou uma deficiência para que este possa ser reparado. E não nos queixamos não significa necessariamente que temos de tolerar a má qualidade ou um mau comportamento. O ego não está presente quando dizemos ao empregado que a nossa sopa está fria e precisa de ser aquecida - se nos limitarmos aos factos, que são sempre neutros. «Como se atreve a servi-me a sopa fria...». Isto é um queixume. Existe aqui um «eu» que adora sentir-se pessoalmente ofendido pelo facto de a sopa estar fria e que vai aproveitar-se disso ao máximo, um «eu» que gosta de fazer dos outros os maus da fita. O queixume a que nos estamos a referir está ao serviço do ego, não da mudança. Por vezes, torna-se óbvio que o ego realmente não quer mudar para poder continuar a queixar-se.
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 57)
[Textos - 38 - "As fomes gêmeas" - 21/11/15]
Os vazios, eu os sinto incomodar, pelas carências de
minha condição humana! O do
corpo/biológico, outro da alma/emocional. Fomes não satisfeitas causam vazios. Para
cada sensação...uma emoção...uma imagem...uma palavra!
As fomes moram
na mesma casa, porém em quartos separados, elas são gêmeas com personalidades
diferentes. Mas como dividem a sala, a
cozinha e demais aposentos dessa mesma casa, nem sempre eu sei de quem se
trata. Não as distingo quando uma ou outra vem. A sensação é de um "oco" dentro de mim, sempre! Não faço idéia de qual é o tipo de fome que
me acomete, e está feita a confusão!
Na essência não
têm semelhanças entre elas, mas fisicamente são idênticas, com a mesma cara,
apenas diferem em alguns centímetros na altura.
Sei reconhecê-las por comparação, desde que as duas se apresentem à
minha frente. Mas quando uma delas me
aparece no meio da casa, não sei de qual se trata, não sei como dialogar com
ela e invariavelmente acabo usando de formas de comunicação indevidas, porque
vejo que não entende a minha linguagem e eu tampouco a compreendo!
É muito comum, só
perceber que estive "falando com a outra" (aquela da alma), depois de
oferecer-lhe alimento! Às vezes confesso,
que a faço gritar feito louca e incompreendida, enquanto me sinto enfastiada
por perceber então, e só então, que a necessidade não era do estômago, e que ofereci a ela o alimento que não a sacia.
Si quieres vivir ...necesitas atención,
aceptación, apreciación, afecto e autorización ...
Si quieres sobrevivir ...el pan es lo suficiente!
aceptación, apreciación, afecto e autorización ...
Si quieres sobrevivir ...el pan es lo suficiente!
sábado, 28 de novembro de 2015
Maturidade
“Maturidade cria força interior e aumenta nossa capacidade de enfrentar situações. Quando avançamos com base na honestidade, entendimento e sabedoria, nos tornamos maduros. Entendimento vem quando nosso intelecto é limpo; quando olhamos e absorvemos as virtudes dos outros. Não devemos deixar que os outros depositem em nós seus assuntos desnecessários. Nós também não devemos relatar coisas inúteis aos outros. Entendimento diz que cada um está aprendendo e fazendo esforço. Precisamos cuidar bem de nossa cabeça. Ela deveria ser muito tranquila e ter a fortuna de só pensar coisas boas.”
Dadi Ratan Mohini
|
Meditação
"Deus é completo. Nele está todo o amor, toda a vida, toda a felicidade, toda a paz. Procure cultivar um relacionamento com Ele. Comtemple sua natureza como sendo pacífica e pura. Voe mentalmente em direção ao céu e além desse mundo material. Encontre com a Luz do mundo. Tenha uma conversa amorosa, conte sua vida. Aprecie o prazer da companhia divina. Experimente a paz eterna dentro de você. Então, quem vier até você sentirá a sua paz e será elevado por ela."
BK Surendran, Spirituality, The World Renewal, December 2000
|
Luz
“Somos a luz do mundo. Assim como a luz física é formada por um espectro de cores, a luz espiritual é composta de paz, amor, verdade, felicidade e pureza. Quanto mais usamos essas virtudes na vida diária, mais luminosos nos tornamos e mais impacto criamos ao redor. Esse é o momento de revelar a luz da alma através de bons pensamentos, sentimentos e atos. O tempo e o mundo estão esperando por isso.”
Brahma Kumaris
|
Falar Sobre os Problemas Acalma (por Bert Hellinger)
"Imaginem que estão na escola e são confrontados com uma criança muito agressiva e que perde facilmente a cabeça. Então pode suspeitar-se que há uma dinâmica deste tipo na sua família de origem.
E não se deve dizer que esta criança é má porque a criança não consegue sair disto sozinha. Outras forças são necessárias para a ajudar.
Pode-se sim chegar à família e perguntar-lhes "Que aconteceu de especial na sua família de origem? Existem segredos sobre os quais vocês não gostem de falar?".
Talvez eles digam algo. Mas mesmo que não se faça qualquer terapia com eles, só o facto de falar sobre estas possibilidades vai promover um efeito calmante em todos os membros da família."
Anete Blefari
"Tristeza e desgraça drenam suas energias. Concentre-se nas coisas boas que estão acontecendo; Toda má notícia é uma parte essencial da ilusão. Deus não controla, manipula ou interfere. Apenas permite. Volte para a luz, ao invés de julgar, seja amoroso. Conscientize-se das maravilhas que estão ocorrendo no planeta, pois isso aumenta sua frequência, sua energia. Na medida em que se lembrar de ser amoroso e demonstrar o amor em ação seus campos de energia mudam para refletir e estender este Amor a todos àqueles com quem se conectam de alguma forma. E, assim, alterando-se estarão alterando o mundo, dissolvendo tudo o que não está em alinhamento com o Amor. Deixem de lado a corrupção dos "jogos do ego" que os contaminaram e encheram de temor e culpa. Só tem de escolher deixar ir tudo o que for corrupção, distração e toda essa bagagem emocional irreal escapará... Saul"
Sinta que as perceções não são mais do que fenómenos de superfície mas que se podem transformar numa abertura para a dimensão da profundidade, para o reino do espírito. Quando percecionamos sem pensamento, estamos abertos ao inominável, ao mistério profundo que envolve tudo o que existe, à presença do divino.
Quando sentimos essa Presença, apercebemo-nos de que ela é una com a nossa Presença - quem nós somos para além da forma. É a isso que Jesus se refere quando diz, no Evangelho Segundo Tomé: «Se partires um pedaço de madeira, aí Me encontrarás. Se levantares uma pedra, aí Me encontrarás.» Isto não significa que encontremos o homem Jesus no pedaço de madeira ou por baixo da pedra, mas sim o Eu Sou, a essência mais interna, o Ser dentro de todos os seres, de todas as coisas.
De repente, há uma profundidade, uma beleza, uma vivacidade que se estende muito além da forma exterior de que nos apercebemos com os sentidos. Quando despertamos, a natureza desperta connosco.
Eckhart Tolle (O Silêncio no Mundo, pág. 7)
http://awebic.com/saude/aprender-palavras-novas-ativa-as-mesmas-regioes-cerebrais-que-sexo-e-drogas/
O poder das palavras no cérebro humano
O poder das palavras no cérebro humano
Um estudo publicado na revista Current Biology constatou que aprender uma palavra nova causa respostas parecidas em nosso cérebro como quando fazemos sexo ou usamos droga.
Prova disso, é a febre das palavras cruzadas, caça palavras, anagramas e muitos outros.
O surgimento da linguagem foi um passo muito significativo em nossa evolução, porque fez com que a comunicação e o compartilhamento de informações fosse apreendido com mais facilidade....
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Corpo Metafísico / Joelhos...
https://www.youtube.com/watch?v=aV_mENSxLiQ
Auto Vampirismo / Auto-observação...https://www.youtube.com/watchv=YHwujSgzLjs&feature=youtu.be
“Às vezes, tudo o que se precisa é um pouco de coragem para se afastar de quem você acha que te tolhe, sufoca, ou impede a sua caminhada. Mas, não confunda… Se o Amor falar mais alto, inúmeros são os exemplos de quem prefere viver sufocado. Você dirá - Ah, mas isso não é Amor, é apego - não importa, cada um sabe onde aperta o seu calo e não adianta julgar. Cada um vive a sua Experiência nesta Jornada. Que você viva a sua sem medo de se entregar à intensidade, seja qual for essa Experiência, com um par amoroso, com alguém da família, com uma vocação, ou um chamado espiritual. Tal como se você, antes de nascer, tivesse feito algumas promessas. No fim, em algum momento, quem sabe, você prometeu Amor. Fique bem.” - J. C. Alarcon e Nilsa Alarcon
“Aconteça o que acontecer, pare, e centre a sua atenção na respiração. Após 15 minutos, você começará a perceber que tem controle sobre os pensamentos, as emoções e a fisiologia. Um estado físico mais confortável se apresenta, porque você consegue controlar a mente através do foco na respiração. Com isso você controla até a temperatura do corpo. Equilíbrio é o resultado. Em vez de a sua mente castigar o corpo, sentirá amor.” - Nilsa Alarcon e J. C. Alarcon
" Ninguém tem o poder de mudar o outro, só a si mesmo. E a partir de si mesmo é possível inspirar o outro a mudar. No entanto, o ego quer ter poder. Ele acha que já sabe de tudo e que pode mudar ao outro. Acreditar que você sabe mais do que o outro e querer modificá-lo a partir de suas crenças, é uma das maiores distrações do caminho espiritual."
Almas velhas, almas sensíveis
Já lhe disseram que você parece mais maduro do que as outras pessoas da sua idade? Ou o contrário? Você já deve ter ouvido falar de “almas velhas” e “almas novas,” de acordo com o nível de inteligência, sensibilidade, intuição ou relação com a época em que vivem.
Desses dois conceitos, o que chama mais a atenção é talvez o de “almas velhas”. A origem desta expressão se deu na religião taoísta (com mais de cinco mil anos de idade e originária da China). De acordo com suas crenças, a alma deixa o Tao, a unidade global e natural e adquire experiências diferentes.
Como os taoístas acreditam que tudo deve voltar à sua origem, o objetivo final da alma é uma viagem de volta ao Tao, com todo o conhecimento e experiências adquiridas nesta vida. Para alcançar a perfeição, a alma passa por cinco idades.
Neste caso, a pessoa possui níveis mais elevados de percepção, é diferente dos demais, porque é mais espiritualizada, está preocupada em encontrar o seu “lugar no mundo”, acredita ser parte de algo muito maior e seu principal objetivo é alcançar a satisfação interior.
Os taoístas acreditam que muitos filósofos, cientistas e artistas são almas velhas que escolhem essas profissões como uma forma de se sentirem mais à vontade. Vale a pena ressaltar que essas almas gostam de aprender e muitas vezes desafiam “a ordem estabelecida” baseada em suas próprias experiências.
Cinco aspectos das “almas velhas”
– Eles têm um elevado grau de maturidade. Desde pequenos se diferenciam porque não se encaixam no mundo das crianças. Ficam entediados com os jogos estabelecidos para sua idade, querem livros mais complexos, pois as histórias são muito básicas. Têm atitudes de uma pessoa mais velha, chegam a conclusões que seus pais não conseguem. Tudo isso devido a um grau de raciocínio muito maior do que o considerado “normal”.
– Gostam de ficar sozinhos e de qualquer exercício relacionado à introspecção. As “almas velhas” não precisam de companhia, seu universo interior lhe basta. Aproveitam seu tempo livre para meditar, reconhecer os seus sentimentos e ler sobre temas “profundos”. São muito tranquilos e introvertidos. Alguns podem até considerá-los tímido, mas na realidade estão completamente absorvidos pelo seu interior.
– Apreciam as coisas simples. Uma alma velha tem uma espiritualidade forte e só faz aquilo que gosta. Trabalham com algo que os faça felizes e realizados. Esforçam-se para dominar um assunto e estão sempre mudando de atividade. Por quê? Porque encontram mais prazer no caminho do que no objetivo final.
– Têm a intuição muito desenvolvida e se deixam guiar por ela. Observam tudo nos mínimos detalhes e têm a capacidade de formar imagens completas em suas mentes. Enquanto a maioria das pessoas veem um bosque com muitas árvores, a alma velha vê todas as espécies vegetais e animais, o solo, o céu, o vento e muito mais. Nada passa despercebido; ela pode analisar uma pessoa ou uma situação com todos os detalhes sem errar.
– São muito sensíveis. Têm um elevado nível de empatia e conseguem se colocar no lugar dos outros, compreendê-los e ajudá-los. Têm a capacidade de perdoar, deixar ir o que é ruim e dar conselhos sem julgar.
Finalmente, seria bom destacar também as desvantagens de ter nascido com uma alma velha:
– Não tem afinidade com pessoas da sua idade, gosta de se relacionar com pessoas mais velhas.
– Acredita que está desconectado do mundo. Não partilha dos mesmos pontos de vista de seus entes queridos.
– Pode ficar deprimido e ter problemas de autoestima. É perfeccionista e se julga com muito rigor.
Você conhece alguma “alma velha” ou acredita que você mesmo possa ser uma delas?
Ninguém deixa de se importar com o outro do dia para a noite
É um fato que as relações mudam e que o amor acaba. Sabendo isso, é natural aceitarmos que, em um momento ou em outro, passaremos de um primeiro plano para um segundo, out até para um terceiro. No entanto, não é tão lógico que estas mudanças ocorram do dia para a noite, nem em uma relação na qual, supostamente, háamor.
Quando vivemos isso em nossa pele, começamos a estruturar um mapa mental com o objetivo de descobrir quais foram as causas para que a pessoa tenha nos deixado de lado. Obviamente, a consequência direta de ficarmos pensando excessivamente nessa história é muito simples: acabamos montando um filme no qual nem nós mesmos acreditamos.
Tentamos desculpar a pessoa que nos ignora, que age de maneira diferente e que, inclusive, nos faz mal. Passamos noites acordados, despedaçamos nossa autoestima, dizemos adeus ao orgulho e transformamos em migalhas o nosso amor próprio.
Ao final, o panorama que temos diante de nós acaba sendo desolador: nos destroçamos e quem temos, ou tínhamos ao nosso lado, permitiu isso e, inclusive, potencializou o dano. Entretanto, você pode até estar no chão, mas não há nada como tocar o fundo para poder chegar até a superfície.
No mesmo instante em que você se dá conta de que passa um tempo sem se importar com essa pessoa, você percebe que precisa dedicar um tempo a si mesmo. Se você cultivar essa relação, conseguirá criar uma rede de intercâmbios saudáveis a partir dos quais nunca mais poderão destruí-lo.
Como podemos saber que, na realidade, não se importam conosc
Tudo se resume ao fato de que alguém que não é capaz de evitar seu sofrimento não merece seu amor. É que o amor não entende de protagonismos, nem de ideias nem de orgulhos. Nesses casos, precisamos fazer uma praia com um grão de areia, o que contribui para a autodestruição.
O amor é o cumplicidade e companheirismo, o que significa poder confiar no outro. Amar também implica uma responsabilidade, a de fazer os maus momentos mais suportáveis, a de desfrutar das coisas boas, a de andar de mãos dadas e acompanhar. Quando tudo isso falha, algo vai mal…
“Quando você está em uma relação e se dá conta de que, podendo evitar o seu sofrimento, o outro não o faz, é porque tudo já se acabou”
4 sinais de que você não está sendo valorizado
1. A pessoa não tenta evitar o seu sofrimento
O fato de que o orgulho, tarefas ou interesses tenham mais valor que seu bem-estar é um indício de que algo vai muito mal entre os dois.
2. A pessoa não atende seus pedidos e, inclusive, faze você se sentir culpado e egoísta quando pede para respirar
Entende-se, com esse ponto e o anterior, que o que você precisa não são coisas “impossíveis”. Ou seja, que nem sequer respeitam os princípios básicos de uma relação: dedicação e gratidão.
3. Os pequenos detalhes brilham por sua ausência
Vocês já não compartilham praticamente nada. Não porque você não quer, mas porque qualquer coisa vem antes de vocês dois, ou melhor dizendo, de você. A pessoa não tem o interesse de fazer você se sentir especial, nem de manter viva a chama do amor.
4. A pessoa não se preocupa com você
Pode ser que você sinta essa pessoa próxima de você mais nos bons momentos do que nos maus, ainda que também seja provável que ela não esteja ao seu lado nunca, seja qual for a circunstância. Que outro indício falta para que você se dê conta de que algo não está indo bem?
Não vale a pena mover montanhas por alguém que não move nem uma pedra por você. É hora de começar a dar ausências para quem não valoriza o que tem. Liberte-se e liberte suas emoções…
Assinar:
Postagens (Atom)