segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

868 __ EU, UM MOSAICO __ 14/01/19





Sou aquilo que eu trouxe comigo, de 'fábrica', mais tudo o que vi ... e enquanto não tive condição de escolher, se valia a pena ou não; recortei pra mim, incorporei como meu. 

Eu fui me fazendo assim, como pessoa, através do tempo, de inicio copiando o comportamento de meus pais, avós, irmãos, primos, professores, amigos, parceiros e dos simples participantes temporários, nas diversas fases de minha vida. 

Muita coisa se copia - por simbiose e por mimetismo, nos vemos repetindo o que fazem, os outros, mais próximos de nós.  Por absoluta falta de um modelo adequado, ou uma boa referência, nem sempre fazemos o melhor.

Com um pouco mais de maturidade, alguns pedacinhos, que faziam parte do mosaico, foram descartados, por não fazer mais sentido, mante-los como meus - por não gostar mais ou por não me servirem mais.  Outros, eu os mantive, porque ainda são válidos à minha formação e até estruturais.

O magnífico é que, pessoas estranhas ao nosso convívio, também têm o poder de nos influenciar, nos dois sentidos é claro, positivo e o negativo.

Quem me vê, não supõe que sou feita de 'retalhos', de 'cacos coloridos', de uma montagem quadro a quadro, de junções e acréscimos, obviamente de retiradas - que me fazem ser quem sou.  

Eu escolho cada um deles e os mantenho na minha constituição, mesmo os que não são tão bonitos e que até destoam do restante, porque ainda são partes de mim.  

Eu os envolvo, todos, com uma massinha translúcida, que calafeta as frestas, dando um bom acabamento, deixando a luz atravessar, mas não permitindo que se veja o que está por trás, sendo impossível saber onde ficam as emendas, entre um e outro pedaço. 

Ao olhar comum, pareço uma peça compacta, mas por dentro, sou feita de fragmentos escolhidos a dedo, dos meus, mais um pouco de cada pessoa com a qual fiz alguma troca.  Tenho certeza, de que alguns pedacinhos meus andam por aí, no mosaico de outras pessoas.  Somos seres permeáveis, ao que é bom e infelizmente, ao que não é, também - é assim que funciona a convivência.

Isso tudo, faz parecer que apenas 'copiei e colei' ... não, não é assim!  O que mantenho comigo - é porque quero, porque é parte integrante de mim, portanto é meu mesmo!

Vou incorporando, a cada dia e a cada encontro, novos pedaços, retirando outros, com o devido respeito, pois já tiveram sua importância.



simbiose - associação íntima entre duas pessoas

mimetismo - processo pelo qual um ser se ajusta a uma nova situação; adaptação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário