segunda-feira, 30 de julho de 2018

PSI __ 109 __ MINHAS CONSIDERAÇÕES




Pedir desculpas: algo essencial em toda dinâmica familiar


https://amenteemaravilhosa.com.br/pedir-desculpas-dinamica-familiar/


As crianças aprendem a pedir desculpas observando seus pais fazerem o mesmo...
Com frequência não somos conscientes da grande quantidade de códigos, regras invisíveis e marcas psicológicas que projetamos em nossa família com o que fazemos, dizemos, ou ainda mais, com o que “não dizemos”.
“Se você cometer um erro, demonstre que pode ter a humildade de dizer ‘me desculpe’, eu errei”.
O modo como interagimos ergue as raízes da harmonia ou, pelo contrário, planta as sementes da infelicidade...
Esta dinâmica, esta prática saudável e edificante, também é fundamental na criação e na educação de nossos filhos. É um modo muito certo de transmitir aos pequenos um sistema de valores para ter uma visão mais próxima do ser humano, para nos concebermos com falhos, mas dignos de saber pedir perdão para melhorar nossos atos, para cuidar dos nossos laços...
Pedir desculpas é uma prática de convivência básica, é o caminho correto quando surge um problema pelo qual, como adultos, somos responsáveis...
O amor, o afeto e o carinho precisam ser cuidados e trabalhados. Aprender a pedir desculpas é criar familiarização, é criar um cenário para formar crianças mais felizes partindo de valores adequados... 

Pedir perdão aos nossos filhos, um passo com grandes benefícios...    "




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109 __ MINHAS CONSIDERAÇÕES



Temos como hábito, nos desculparmos em sociedade, mas esse costume não trazemos para o âmbito familiar.


Nós somos os exemplos que arrastam o comportamento de nossos filhos: "erguendo as raízes da harmonia ou plantando as sementes da infelicidade".  De acordo com o que presenciam no lar, é conosco que eles aprendem e apreendem, como pensar e sentir as coisas.  Transmitimos a eles por palavras, gestos, "códigos, regras invisíveis e marcas psicológicas projetadas" - um sistema de valores - o nosso.   Transmitimos inclusive, informações através de uma comunicação tácita, quando nos calamos.

Se o ambiente for amistoso, onde as emoções são validadas, inclusive àquela que se segue a um erro cometido:  o sentimento ou sensação de injustiça  -  num ambiente onde há a possibilidade de reconhecimento e reparação de alguma forma, desse equívoco,  a leitura do sentimento: injustiça, indignação e revolta, serão validados.  A criança saberá, que sempre é possível admitir que erros existem, que fazem parte da natureza humana.

Se ao contrário, erros ou enganos, não são devidamente reconhecidos, ela crescerá com a estranha sensação, de que seu poder de discernimento não é confiável, pois no fundo ela sabe e sente que aquilo não está certo.  O sentimento de injustiça, ficará muito grande dentro dela.

Quando adulta, também não pedirá desculpas, pois ela assimilou, que desculpar-se é uma coisa desnecessária ou até subentendeu, como sendo um sinal de fraqueza.  Ou seja, a atitude de repensar sobre os seus atos, estará fora de questão.

Pedir desculpas é admitir-se falível, uma prática básica da convivência saudável.  "Identificar o erro e  reconhecer a responsabilidade", também é uma lição para nossos filhos, na importante cartilha da educação.  Significa demonstrar humildade e responsabilidade  por nossas ações.

Não se trata de errar muito ou não com nossos filhos, o que importa é como vamos "administrar as situações" criadas.

Assumirmos a falibilidade, nos aproxima de nossos filhos, porque aumenta a confiança que depositam em nós, ensinamos a eles, uma lição de maturidade e responsabilidade



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apreender
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    assimilar mentalmente, abarcar com profundidade; compreender, captar.
    "foi difícil a. o sentido daquelas palavras"
  2. 2.
    transitivo direto
    fazer apreensão de; apanhar, pegar.
    "apreendeu-lhe os cigarros para que não fumasse"



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