PSI __ 110 __ MINHAS CONSIDERAÇÕES
O sequestro da amígdala
https://amenteemaravilhosa.com.br/sequestro-amigdala/ |
... Alguma vez você sentiu que era uma emoção que conduzia o seu cérebro?
Como acontece este sequestro por parte da amígdala?
“É preciso considerar que o impulso é o veículo da emoção e que a semente de todo impulso é um sentimento expansivo que procura se expressar na ação.”
– Daniel Goleman –
O que podemos fazer diante destas situações?
.
110 __ MINHAS CONSIDERAÇÕES
Amígdala: estrutura em formato de amêndoa, que se localiza na parte interior do lóbulo temporal medial. Faz parte do cérebro emocional ou mamífero; que juntamente com o hipocampo, hipotálamo e o córtex orbito-frontal, formam o sistema límbico.
O sistema controla as respostas fisiológicas, mediante os estímulos recebidos, cujas estruturas são essenciais para o controle da conduta emocional do homem.
De todas as estruturas que o compõe, a amígdala é a mais importante para a sobrevivência humana, porque sua principal função é integrar as emoções, com os padrões de resposta correspondentes a elas, tanto na fisiologia quanto no comportamento.
Um comportamento, temporariamente irracional, tem a ver com uma súbita perda do gerenciamento das emoções, porque a amígdala assume o controle do cérebro. Além de provocar reação emocional aos estímulos recebidos, devido ao seu vínculo com o lóbulo frontal - inibe outras condutas. Estabelece prioridades.
Sequestro da amígdala é uma reação emocional imediata e desproporcional ao estímulo que a desencadeou, pois é compreendida como uma ameaça à estabilidade emocional. O que acontece é: a amígdala rouba a ativação de outras áreas do cérebro, principalmente o córtex - dominando a conduta da pessoa e desligando a área, que a tornaria mais racional e humana.
A área frontal do córtex - inibida pelo sequestro - é justamente aquela responsável pelo pensamento lógico e pelo planejamento das nossas ações - considerada como sendo o coroamento da evolução do homem.
A amígdala é parte da estrutura mais primitiva do cérebro. Dessa forma, vemos o instinto sobrepujando a razão: o pensamento lógico fica subordinado ao comando das emoções.
Por milhares de anos, vivendo num mundo hostil e cruel, era preciso um mecanismo automático e eficaz para garantir a nossa sobrevivência, foi assim que a amígdala conquistou sua importância. Diante do perigo, ela imediatamente, desativava as demais funções cerebrais, para promover a luta ou fuga. A natureza aperfeiçoou essa ferramenta de defesa, que é acionada sem que nos demos conta.
Na vida moderna não há 'leões' para ameaçarem nossa sobrevivência, mas um grande estresse pode disparar tal sequestro da amígdala, inundando nosso organismo de adrenalina e cortisol, que podem nos manter por algumas horas, sequestrados emocionalmente.
A 'ressaca emocional' (mal estar) - é a reação que sentimos quando, em nosso corpo ainda circulam os hormônios segregados para a nossa defesa, porque apesar de não haver 'leões' - que nos ameacem fisicamente, há desafios - que ao nosso sistema límbico, nos parecem letais.
Contar até 10, ou até 1.000, conforme nosso caso de descontrole, é uma estratégia eficaz, porque quando começamos a contar, ativamos o córtex - a parte frontal e lógica do cérebro, que esteve inibida durante o sequestro.
Concentrar-se na sua respiração, também é excelente técnica, porque reativa o sistema nervoso parassimpático, e inibe o sistema nervoso simpático, que esteve atuante durante o sequestro. Perceber a inspiração e a expiração, nos traz de volta ao momento presente.