quarta-feira, 18 de maio de 2022

 


1497

MAIS CONHECIMENTO, MENOS PARAÍSO


Quanto mais sei, mais responsabilidade eu tenho, na hora de agir - maior é o peso das minhas ações, sejam boas ou não, eu respondo inclusive pela omissão.   Dizem que “o acaso vai nos proteger” ... Não mesmo!   Acredito em ocasiões fortuitas, que nos pegam desprevenidos.  Quando analisamos os fatos, de traz para frente, percebemos que tudo fez sentido, o inesperado se encaixa na linha dos fatos e que acasos não existem.  A ignorância, serve de atenuante, que pode diminuir a nossa culpa ou agravá-la; porém não nos protege quanto à responsabilidade, que é sempre nossa, porque as ‘distrações’ podem nos custar muito caro.  

‘A cruz e a caldeirinha’ são dois limites, dentro dos quais transitamos.  ‘Pecar’ por ignorância ou ser expulso do paraíso?  Uma vez ‘expulso’, por saber um pouco mais; não há como alegar desconhecimento.  Uma vez, tendo bebido da fonte, é impossível esquecer o sabor da água e a sensação de saciedade que ela nos dá.

Pecar, por não agir de acordo com a informação que temos – por escolha nossa ... ou pecar por ignorância – sem saber que se peca?   Estaremos sempre pecando ... não no sentido de transgredir princípios religiosos, mas sim, de cometer faltas, sejam conscientes ou não; porque ainda é, dessa maneira que aprendemos.

Titãs - Epitáfio

Nenhum comentário:

Postar um comentário