segunda-feira, 26 de julho de 2021

1384

POR MINHA VEZ




Tem palavras que me encantam, pela clareza e pelo seu poder de síntese.  Quando eu as ouço ou leio, e vejo que expressam um pensamento ou ideia tão acertados ... embora tenham sido faladas por outra boca e escritas por outras mãos ... é como ler uma página de mim, que até então, ou passara despercebida ou estivera incompleta.  

Algumas são tão simples, que me emocionam, por conseguirem sintetizar a mais pura observação, e através da singeleza, mantém seu profundo significado, coisa que só pode ser façanha de um espírito sensível.  Outras, são tão contundentes e libertadoras, que por minha vez, deduzo: só podem ser substrato de uma mente perspicaz e corajosa, para a qual, a transparência é sempre muito mais importante, do que qualquer julgamento a que possam estar submetidas. 

Pouco importa, se são palavras simples ou mais elaboradas, o que conta é a mensagem que elas transmitem, carregadas de veracidade, pois elas vêm ao encontro do que sinto, em sentimentos e sensações, mas que o meu pensamento não soubera verbalizar, assim de uma forma tão fiel.

Eu penso, nessas situações: "como não me ocorreu isso antes?"  Uma certa inveja toma conta do meu ego, de não ter conseguido extrair essa conclusão de minhas próprias observações.  Mas depois, eu penso também, que cada um tem suas percepções da verdade - que cada um contribui com o que pode, com sua nuance particular, segundo sua vivência e seu olhar, a respeito da 'verdade' que vê.  E assim, somando-se todas as nuances, quase se chega à verdade maior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário