sexta-feira, 9 de julho de 2021

1374 

O RETRATO




Fora pintado numa época, onde a fotografia ainda não existia.  Só os nobres possuíam condições de encomendarem uma obra dessa magnitude, que lhes prometia imortalidade, na memória de todos e em relação ao tempo.

Havia aqueles, que não se importavam com os altos custos: de deslocar um retratista famoso, até sua pomposa residência, quantas vezes fossem necessárias, para que o retrato fosse concluído.  E exigiam-no com requintes de detalhes e ostentação de riqueza, para obterem destaque na sociedade ou pela simples vaidade de poder mirarem-se, num reflexo falso - porém agradável ao ego.  As imperfeições dos modelos eram sempre atenuadas, de acordo com o padrão de beleza vigente na época, é claro, para obter maior esplendor.  Eram raros, os que correspondiam à real figura da pessoa a ser retratada, poderia-se até dizer, que os mais fiéis eram aqueles cujos modelos não tinham imperfeições físicas a serem disfarçadas ou ignoradas.  Mais raro ainda, eram aqueles, em que as imperfeições morais, podiam ser notadas: através de um olhar tenebroso ou um sorriso enigmático (e isso era permitido), mas tal façanha estava condicionada à perspicácia e competência do artista ... e por que não dizer, um certo grau de atrevimento?

Havia também, pessoas desejosas de imortalizarem suas imagens, com recursos suficientes para se darem esse luxo, mas com sovinice dentro de suas mãos e coração.  Espantosamente, essas obras, correspondiam aos retratos feitos, onde não se mostravam as mãos, estavam sempre ocultas, debaixo de uma capa, dissimuladas por um adorno requintado, por um ocasional leque ou simples lenço.

Além do fato, de saber-se, que pintar mãos era muito mais trabalhoso e demandava mais tempo de exposição, portanto muito mais oneroso ... supõe-se, que muito provavelmente, caso as mãos sovinas tivessem sido retratadas, sairiam fechadas e feias, destoando do restante da tela.  No fundo, seus donos temiam mostrá-las ... duvidosos da capacidade do pintor, em esconder a deformidade e que expusessem a verdadeira aparência que elas têm ... e mais que isso, não desejavam revelar seu ponto mais vulnerável..



Nenhum comentário:

Postar um comentário