sexta-feira, 30 de novembro de 2018

312 __  EM TEMPO __ 30/11/16




arte | agnes cecile



Em meu desejo inconfesso
fiz  uma promessa
só a mim mesmo ... revelada 
de sequer levar à luz !

Inaudível, eu diria
vibra-me o coração
de querer-te  junto a mim 
em  saber-te,  de mim 
tão separada
por um oceano de distância !

As palavras ? Essas ...
de nada me adiantam !
Meu sentimento, imperceptível !

Aprendi então,  a fazer preces
a pedir que o oceano seque
ou que um de nós dois 
... se teletransporte !

Pouco me importa o meio
a mágica, o veículo, instrumento
desde que isso se dê um dia 
... e que eu não esteja muito velho !

38 __ AS FOMES GÊMEAS __ 30/11/15






Os vazios,  eu os sinto incomodar, pelas carências de minha condição humana!  O do corpo/biológico, outro da alma/emocional. Fomes não satisfeitas causam vazios. Para cada sensação ... uma emoção ... uma imagem ... uma palavra!   

As fomes moram na mesma casa, porém em quartos separados, elas são gêmeas com personalidades diferentes.  Mas como dividem a sala, a cozinha e demais aposentos dessa mesma casa, nem sempre eu sei de quem se trata.  Não as distingo  quando uma ou outra vem.  A sensação é de  um "oco" dentro de mim, sempre!  Não faço ideia de qual é o tipo de fome que me acomete, e está feita a confusão! 

Na essência não têm semelhanças entre elas, mas fisicamente são idênticas, com a mesma cara, apenas diferem em alguns centímetros na altura.  Sei reconhecê-las por comparação, desde que as duas se apresentem à minha frente.  Mas quando uma delas me aparece no meio da casa, não sei de qual se trata, não sei como dialogar com ela e invariavelmente acabo usando de formas de comunicação indevidas, porque vejo que não entende a minha linguagem e eu tampouco a compreendo!

É muito comum, só perceber que estive "falando com a outra" (aquela da alma), depois de oferecer-lhe alimento!  Às vezes confesso, que a faço gritar feito louca e incompreendida, enquanto me sinto enfastiada por perceber então, e só então, que a necessidade não era do estômago, e  que ofereci a ela o alimento que não a sacia.





Si quieres vivir ... necesitas atención, 
aceptación, apreciación, afecto e autorización ...  
Si quieres sobrevivir ... el pan es lo suficiente!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018


FRASES | PENSAMENTOS | POEMAS __ FREDERICO MATTOS





Aceitar o inaceitável


"Quando aceitamos aumentamos de tamanho, mas quando brigamos com a realidade diminuímos, pois brigamos com as forças da vida."



835 __ TODOS OS MOTIVOS __ 29/11/18






Há muitas formas de matar, muitas maneiras de desamar.  Há atitudes que separam e afastam.  Há palavras torpes que cortam e marcam.  Mas sempre, sempre deve haver motivos para celebrar a vida, mesmo que inventados ou reinventados por nós.

Seguirei acreditando na existência de um amor gostoso, na possibilidade de um toque suave, de quem não toca somente a pele.

Embora a estrada à frente seja escura, confiarei que alguns passos em direção diversa, podem me levar à uma outra rota, mais colorida.

Quando se quer viver, quando se quer amar, quando se deseja trilhar, lado a lado, o mesmo caminho com alguém, sem danos e sem nada tirar, apenas somando e multiplicando, permitindo que outro seja ele mesmo, é possível ...

Buscar um outro caminho, encontrar outros campos, que me permitam encher os cestos de frutas e flores, para depois descansar à sombra de um amor tranquilo.  

Então, terei construído uma outra vida, nova, com toda a alegria de ser vivida, com todos os motivos para ser celebrada.

Do contrário terei vivido uma existência não desenhada para mim, privada de vida, alegria e celebração. 


quarta-feira, 28 de novembro de 2018


FRASES | PENSAMENTOS | POEMAS __ RUBEM ALVES








"Amar é ter um pássaro pousado no dedo. 

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, 
a qualquer momento, ele pode voar."




"Orações e poemas são a mesma coisa: palavras que pronunciamos a partir do silêncio, pedindo que o silêncio nos fale."





"O ciúme é aquela dor que dá quando percebemos que a pessoa amada pode ser feliz sem a gente."





Rubem Azevedo Alves foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis.  ( 15/09/1933 - 19/07/2014) 
Wikipédia
PSI __ 116  __ ANALFABETISMO EMOCIONAL



O analfabetismo emocional: quando o nosso cérebro não tem coração






Existem pessoas com múltiplas competências, com vários graus de formação acadêmica, mas não são capazes de gerenciar suas emoções melhor do que uma criança de três anos, sem poderem controlar a frustração e a raiva, por não atingirem seus objetivos.  Estão aprisionados no pensamento egocêntrico definido por Piaget.  É muito comum encontrarmos gestores e líderes empresariais com essas limitações.

Não são capazes de sentir a vida e os relacionamentos, com essa faculdade, para entenderem, controlarem e modificarem os estados psíquicos.  Esse gerenciamento é algo que se aprende, ao longo de um desenvolvimento emocional saudável.

Negligenciamos o fato de sermos, acima de tudo, seres sociais e emocionais.  A comunicação efetiva e simpatizar-se com aqueles que nos rodeiam, é mais importante à nossa vida de relação, do que saber resolver um cálculo complicado de matemática.


“Quando você simpatiza com outra pessoa, você dá a essa pessoa um ar psicológico”.

-Stephen R. Covey-



Dimensões do analfabetismo emocional

1. Incapacidade de entender e manejar as próprias emoções.

2. Dificuldade para entender os outros.

3. A falta de autoconsciência emocional pode ocasionar situações delicadas, pois têm reação excessiva a qualquer problema, com o sentimento de estar sobrecarregado e superado perante qualquer dificuldade.

4. Não simpatizam, são incapazes de olhar nos olhos e entenderem realidades diferentes das deles.

5. Têm habilidades sociais muito rígidas, falta de sensibilidade, assertividade e a aproximação autêntica, o que impossibilita a criação de vínculos significativos e não apenas de interesse pessoal.

6. O custo do analfabetismo emocional é enorme:  o pensamento polarizado, a repressão, o racismo, o sexismo, o narcisismo, a obsessiva necessidade de estarem com a razão.

"Além disso, há um fato não menos importante que deve ser lembrado. O analfabetismo emocional, isto é, a falta de recursos psicológicos e mecanismos emocionais com os quais gerenciar melhores dimensões, como tristeza, raiva, medo ou desapontamento, nos torna ainda mais vulneráveis ​​a uma série de transtornos mentais.
Assim, condições como depressão ou estados de ansiedade crônica são muito comuns, em perfis com pouca ou nenhuma habilidade para gerenciar melhor esses estados internos."

A importância da educação em inteligência emocional
“Devemos educar na inteligência emocional ... No entanto, as lacunas ainda existem ... Antes que os professores treinem as crianças no domínio de seus pensamentos e emoções, eles também devem ser treinados de previamente."

“Seu intelecto pode estar confuso, mas suas emoções nunca mentirão para você” -Roger Ebert-

"Uma boa “alfabetização emocional” nos dá grandes benefícios ... cada emoção tem seu espaço e sua utilidade, que a diferenciação entre emoções 'negativas' e 'positivas' nem sempre é precisa, porque, na realidade, aqueles estados que muitas vezes evitamos sentir, tanto quanto tristeza ou desapontamento, eles têm seus espaços de conhecimento, sua utilidade e seu valioso significado.
As emoções, portanto, não fogem, é preciso encara-las para saber o que elas querem nos dizer. É uma maneira sensacional de autoconhecimento que nos dá pontos fortes, o que oferece aos nossos olhos um prisma mais largo … flexível. Portanto, não despreze a necessidade de estar “atualizado” em termos de emoções. Vamos cuidar desses mundos internos, onde podemos reconhecer, expressar, gerenciar e transformar esses sentimentos, para que eles sempre fluam a nosso favor e não contra nós …"





FRASES | PENSAMENTOS | POEMAS __ CORA CORALINA







“Quis ser um dia, jardineira de um coração.
Cavei, plantei.
Na terra ingrata nada criei.”





“Fiz a escalada da montanha da vida
removendo pedras e plantando flores.” 




__ Aninha e suas pedras __
"Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede."






Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade. (20/08/1889 - 10/04/1985)     
Wikipédia

834 __ EM QUALQUER LUGAR __ 28/11/18


arte | catrin welz stein



Poderás me encontrar 
em qualquer lugar
num beco escuro 
detrás de um muro
na pequena praça 
atrás da vidraça
ou nas ruas
por todas as luas.

É preciso que vejas 
o que tanto ensejas
pois os olhos 
não têm ferrolhos.
Os meus te dirão 
límpidos igual ribeirão:
que trago no peito 
um parapeito
de dores 
e flores de muitos odores.

Qualquer lugar é seguro!

Na paz das igrejas, nos ladrilhos
frios ... me deito ... e conto as cores.
A graça de um desenho secreto 
eu descubro, bem no meio do teto.



FRASES | PENSAMENTOS | POEMAS __ RUMI








"O divino escreve mistérios no coração, onde eles esperam silenciosamente por serem descobertos."






A Evolução da Forma

por Rumi

"Toda forma que vês

tem seu arquétipo no mundo sem-lugar.
Se a forma esvanece, não importa,
permanece o original.
As belas figuras que viste,
as sábias palavras que escutaste,
não te entristeças se pereceram.
Enquanto a fonte é abundante,
o rio dá água sem cessar.
Por que te lamentas se nenhum dos
dois se detém?
A alma é a fonte,
e as coisas criadas, os rios.
Enquanto a fonte jorra, correm os rios.
Tira da cabeça todo o pesar
e sorve aos borbotões a água deste rio.
Que a água não seca, ela não tem fim.
Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti,
para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
depois, te tornaste planta,
e mais tarde, animal.
Como pode ser isto segredo para ti?
Finalmente foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo; um punhado de pó
vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo;
depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu.
Passa de novo pela vida angelical,
entra naquele oceano,
e que tua gota se torne o mar,
cem vezes maior que o Mar de Oman.
Abandona este filho que chamas corpo
e diz sempre Um; com toda a alma.
Se teu corpo envelhece, que importa?
Ainda é fresca tua alma"







Maulana Jalaladim Maomé, também conhecido como Rumi de Bactro, ou ainda apenas Rumi ou Mevlana, foi um poeta, jurista e teólogo sufi persa do século XIII. Seu nome significa literalmente "Majestade da Religião"; Jalal significa "majestade" e Din significa "religião". (30/09/1207 - 17/12/1273)  

Wikipédia
579 __ POIÉSIS __ 29/11/17



arte | agnes cecile



Nem sei quanta mentira contei pra mim
pra ter um abraço querido, enfim.

Passeei por um lindo jardim
buscando a bela flor de jasmim
sob os acordes de um bandolim!

Ouvi palavras macias como cetim
que se revelaram duras como marfim
numa profecia em grego ou latim!

Gastei todo o dinheiro em festim
e agora me encontro assim!

Como sair deste confim?
Por quê mesmo ... que eu vim?



1Poiésis

Significado de Poiésis Por  (SP) em 
                   
1. Palavra de origem grega que, inicialmente, era usada como sinônimo de processo criativo, e depois passou a designar o processo criativo de uma poesia, desde sua ideia inicial até sua elaboração; 2. [Filosofia de Platão] Maneira do homem conseguir a 

terça-feira, 27 de novembro de 2018

 833 __ NÃO ERA UMA VEZ  __ 27/11/18

Não direi: era uma vez.  Porque ainda é, e continuará sendo, num trabalho ininterrupto de exercitar e incorporar, aprimoramento contínuo, de um esboço, até que se torne o que deve ser.

A difícil tarefa, de transformar o homem velho em um novo homem, a cada dia, submetendo-o ao tempo de  fermentação, colocando-o numa nova fôrma, sujeitando-o ao fogo, para dar-lhe uma nova forma, mais sutil e mais condizente, com a que ele realmente possui agora.


FRASES | PENSAMENTOS | POEMAS __ PEDRO MUNHOZ





PSI __ 115 __ VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER






Dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, comemorado desde 1981, pelo movimento feminista.

Dados da  OMS mostram, que uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo, classificada como: física, íntima, moral e psicológica.

De acordo com a organização, a violência psicológica é qualquer conduta que:

- cause dano emocional
diminua a autoestima
- prejudique o pleno desenvolvimento
- degrade ou controle ações, comportamentos, crenças e decisões,

sob: ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir, ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

É a tática usada pelo agressor, para fazer com que a parceira se sinta acuada e insegura, sem chance de reagir.

Esse tipo de violência é subjetiva, de difícil identificação, pois vem mascarada pelo ciúmes, controle, humilhação, ironia e ofensas - negligenciada até por quem a sofre, pois ela tende a aceitar e a justificar as atitudes do agressor.  Pode abrir portas para a agressão física, porque a prática se torna rotina e vai sendo tolerada.


Saiba como identificá-la

A violência psicológica acontece quando ele…
-  quer determinar o jeito como ela se veste, pensa, come ou se expressa
- critica qualquer coisa que ela faça; tudo passa a ser ruim ou errado
- desqualifica as relações afetivas dela: ou seja, amigos ou família “não prestam”
- a xinga de ”nomes baixos”, “imprestável”, “retardada”, etc…
- a expõe a situações humilhantes em público
- critica o corpo dela de forma ofensiva, e considera como uma “brincadeira”
…entre outras formas de violência que são subjetivas e que, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia.


Não sofrer violência física, não é estar numa relação saudável, pois palavras e atitudes ferem muito mais que punhais, sem deixarem rastros ou cicatrizes visíveis.

É muito mais frequente do que se gostaria que fosse, é danosa à pessoa que a sofre, é perniciosa para a educação dos filhos que crescem nesse ambiente tóxico, pois terão contato com um modelo doentio de relacionamento e convivência, o que pode levá-los aos vícios, aos transtornos mentais e a toda espécie de distorção de comportamentos.

leia o artigo original:
https://osegredo.com.br/violencia-psicologica-e-forma-mais-subjetiva-de-agressao-contra-mulher-saiba-como-identificar/?fbclid=IwAR2hw1ZKvvpeZO4JN0xJ1X8R1oJoU4X6uAhBWYvte-SwUnOBKywKor_FQls