UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
54 - PRIMEIRO E SEGUNDO
O respeito, fica no topo da lista. Tem a ver com o que permitimos que façam a nós, mas sobretudo depende muito mais, da educação não recebida no berço de quem desrespeita. Respeito, depois o amor, de que tanto se fala.
Mas o que é o respeito, senão um tipo de amor: ao outro, antes à minha própria pessoa - considerando que estamos todos galgando os mesmos degraus na evolução e enfrentando os mesmos embaraços, que nos atrasam a subida.
Respeitar o outro acaba por ser, respeitar-se a si mesmo, entender que o buraco que surpreende o outro, é, foi ou será o mesmo que pode quebrar sua perna, sem que você queira admitir essa verdade. Quando você julga, sentencia e executa a pena ao outro, que já está no buraco, ferido - você além de aumentar o buraco em que ele está - empurrando-o para mais fundo, você estende os maus tratos a sua pessoa.
Mais importante que amar alguém, é ter por ele respeito, porque sentimento é antes de mais nada comportamento. Se você ama, o respeito é um pedaço dele.
O respeito pode existir sem que haja amor. O amor nunca sobreviverá sem respeito. É daí que veio a minha conclusão: respeito em primeiro, amor em segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário