UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
53 – O '$' E A FELICIDADE
Escutamos muito, que dinheiro não traz felicidade.
É quase uma unanimidade, e eu também concordo com isso, porque existem pessoas infelizes, de grandes posses ... e outras que nada possuem, mas são gratas e felizes.
O que é o dinheiro? ... senão uma energia que precisa circular, fazendo, o que lhe é próprio fazer - suprir as necessidades do ser humano.
Quando falamos de coisas materiais e prazerosas, ele nos proporciona alegrias.
Quando nos referimos, à satisfação das necessidades urgentes, que podem manter nossa dignidade e até a sobrevivência - eu diria que nesses casos, a falta do dinheiro, poderá causar uma profunda infelicidade.
"El diablo abre la bolsa miserable." É um ditado espanhol, que ouvi muitas vezes da boca de minha avó, mas acredito que todos os idiomas e culturas devem ter algo semelhante, passado de geração à geração, como sendo um dito da sabedoria popular.
Lembro-me muito bem, de vê-la abençoando o dinheiro da ínfima pensão, que recebia pela morte de meu avô. Literalmente, ela fazia uma oração sobre as cédulas, vindas do banco. Digo, que seu dinheiro sempre rendeu muito em suas mãos, vivendo modestamente, e não havia um aniversário de filho, neto ou bisneto, sobrinho ou afilhado, em que ela não pudesse comprar uma 'lembrancinha' - era o termo que ela usava. Posso garantir, que o que ela nos dava, era sempre de bom gosto e útil.
É isso que penso, o dinheiro é uma 'individualidade', que não tem como propósito, ser acumulado pelo simples fato de engrossar riquezas.
Ele deve ser considerado como um 'meio', de se conseguir uma satisfação lícita, representando a capacidade de troca que temos, por obter um bem ou serviço do qual necessitamos.
Aquela velha história: devemos possuir o dinheiro e não permitirmos que ele nos possua.
Tomo a iniciativa de recriar o provérbio: A falta de dinheiro pode trazer infelicidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário