1476
O CORDEL DE ÍCARO
"A pipa só voa alto porque, tem em terra uma mão firme que segura a linha."
Deus criou o homem e o homem criou a pipa, para chegar mais perto de Deus. Nos moldes mais atuais, talvez a conheçamos como um produto 'made in China', carregando significados religiosos e mitológicos; mas sua origem perde-se nos tempos; hieróglifos egípcios nos contam que ela já era usada; os fenícios, africanos, hindus e polinésios também a conheciam. Veio vindo para os nossos lados, pelas rotas de comércio.
Serviu aos fins militares, para amedrontar o inimigo, com fogos de artifício estourados no céu à noite (o primeiro bombardeio aéreo da história); para simular espíritos malignos vagando pela escuridão; para sinalizar a movimentação das tropas inimigas. Seviu à Aeronáutica, à navegação, ao Exército, à NASA. Esteve a serviço da ciência, para demonstrar que raios são fenômenos elétricos ocorridos durante a tempestade; mais tarde foi possível inventar-se o para-raio e o para-quedas. Explicou as variações de temperatura, altitudes e as correntes de ar; prestou-se às experiências na transmissão de rádio. Foi até objeto de luxo, aos poderosos e que podiam pagar, por suas lanternas iluminadas enfeitando a noite.
Aqui no Brasil, foi usada pelas sentinelas do Quilombo de Palmares, para avisar sobre um perigo iminente. Existem locais em que faz parte de rituais, são esporte, diversão.
Está na inspiração de todas as máquinas voadoras, caracterizando o sonho humano de voar. Desde Da Vinci, Santos Dumont, até nas engenhocas mais sofisticadas, lembramos a mãe de todos esses inventos, onde tudo se originou - a pipa.
Para os homens, voar é aspiração de chegar ao divino, porque está no cerne do nosso entendimento, que Deus está lá no alto. De fato, o que o homem nunca suportou, é a realidade de não poder degrudar seus pés do chão - quase como se fosse, uma certa mágoa, por Deus não lhe ter dado o atributo dos pássaros.
Somos 'ícaros' modernos, não incorremos mais no erro de construirmos asas de cera ... inventamos belas estruturas, que através de fios e de um cordel enrolado, que vai sendo solto à medida que sobe a pipa, realizamos da maneira que podemos, o nosso intento.
Se a pipa voa alto ... porque existe a mão que segura o cordel com firmeza ... é Deus que puxa a pipa para cima, com uma linha invisível. O homem não sabe, mas ao subir, a pipa leva a imaginação do próprio homem e eleva seu desejo de progresso e evolução, a outros patamares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário