Sugestão de livros ______________________________
"Como entender o efeito sombra em sua vida"
Debbie Ford
Ed. Cultrix
As máscaras do ego ferido...
O Agressor
Os agressores são pessoas feridas e perturbadas cujo passatempo favorito e atividade extracurricular envolvem ferir as outras pessoas. Eles são cruéis, vingativos, cheios de ódio, controladores e manipuladores - os mais assustadores dos predadores. A maneira mais suave de descrevê-los é dizer que são pessoas profundamente feridas - como um animal poderoso que recebeu um tiro na perna. Os agressores são destruidores psicológicos e emocionais. Sempre em busca da sua próoxima vítima, para que possam se distrair da dor incomensurável e do profundo ódio que sentem por si nos recessos da sua psique, eles vivem com o sentimento de que são melhores, mais fortes e mais poderosos do que as outras pessoas.
O que faz o agressor mais perigoso é a sua capacidade de disfarçar usando qualquer combinação de máscaras que esconda a sua verdadeira natureza. Eles podem se disfarçar de policiais ou bombeiros, filantropos, líderes religiosos, filhos ou maridos prestativos, balconistas de supermercado ou bancários.
O agressor encontra alívio extravasando nos outros o ódio que sente por si, por isso está sempre à espreita de pessoas de quem possa tirar vantagem, e ninguém é poupado de sua linha de fogo a não ser por um bom propósito. Se você tem alguma coisa que o Agressor queira, tome cuidado. Ele consegue deturpar a verdade melhor do que ninguém, chegando a convencer a si mesmo e aos outros de que está dizendo a verdade.
No seu livro "People of the Lie", M. Scott Peck observa que "uma das características do mal é seu desejo de confundir". Os Agressores adoram virar a mesa, causar confusão e enganar as sua vítimas, levando-as a acreditar que você é que está com problema - ou pior, que você é quem pediu para ser enganado. Eles mentem então o acusam de ser um mentiroso. Embora todos os Agressores tenham uma mente astuta, alguns partem para a agressão física. Para outros, a sua arma preferida é a lingua, as técniocas comerciais enganosas, a capacidade insuperável de manipular a lei e suas presas. Eles acreditam que o mal que infligem aos outros é sempre culpa da vítima, o que torna quase impossível que o Agressor peça ou receba ajuda, mesmo quando se trata de uma ordem judicial.
(Páginas 16 e 17)
Excelente descrição de pessoas reais.
ResponderExcluir